Comunicar | jan 2019
jan_19
DIA DE MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

Exposição "Desenhar contra o esquecimento" 
31 de janeiro a 8 de março | Andar Nobre

O Parlamento assinala o Dia de Memória do Holocausto, instituído em 2010 por Resolução da Assembleia da República, com a apresentação da exposição "Desenhar contra o esquecimento", do artista austríaco Manfred Bockelmann. 
Pormenor do Novo Edifício da Assembleia da República.
EDITORIAL

O primeiro número de 2019 do boletim "ComunicAR" assinala o Dia de Memória do Holocausto (27 de janeiro) e destaca as conferências parlamentares "Inovação e conhecimento" e "Baixa tensão". Referência ainda para a audição pública sobre "autonomia dos museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos", assim como para o Tributo a António Sérgio, por ocasião do 50.º aniversário da sua morte.

As cerimónias realizadas no âmbito do Dia Nacional dos Direitos Humanos são o destaque principal da secção "Aconteceu".

As "Informações" apresentam a habitual síntese da atividade legislativa e de fiscalização política do mês anterior e a rubrica Parlamentês, com o tema "Declarações políticas".

No "Sabia que", destaca-se um artigo sobre a revolta monárquica e a proclamação da Monarquia do Norte, em 1919. A rubrica Flash recorda a Cerimónia Evocativa do Dia de Memória do Holocausto, em 2011, e a Peça do Mês é dedicada a uma salva de estanho "Cantares das Janeiras", oferecida pela Junta de Freguesia de Silgueiros.

3 de janeiro 2019

Os trabalhos parlamentares podem alterar a programação dos eventos anunciados.

Mais informação em:
Portal da Assembleia da República
ARTV - Canal Parlamento
Parlamento Cultural
Números anteriores do ComunicAR
Contacto | ComunicAR@ar.parlamento.pt
RECEÇÃO AOS CHEFES DE MISSÃO DIPLOMÁTICA PORTUGUESA
4 de janeiro | 18h00 | Salão Nobre

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, recebe os Chefes de Missão Diplomática Portuguesa, por ocasião do Seminário Diplomático 2019.
AUDIÇÕES PÚBLICAS
"Autonomia dos museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos"
8 de janeiro | 14h30 | Auditório António de Almeida Santos

A Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto promove uma audição pública, dedicada ao tema  "Autonomia dos museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos".

Pretende-se, com esta iniciativa, fazer uma reflexão sobre a necessidade de agilizar os tradicionais modelos de gestão dos museus, no sentido de lhes conceder uma maior autonomia.

Programa | Inscrições
COLÓQUIOS E CONFERÊNCIAS
"Inovação e Conhecimento"
8 de janeiro | 9h15 | Sala do Senado

A Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da "Estratégia Portugal 2030" organiza uma conferência sobre Inovação e Conhecimento.

Na conferência são abordados temas como o potencial nacional e regional, infraestruturas e instrumentos e a transferência do conhecimento para a criação de valor económico, social e cultural.

Programa | Inscrições
"Baixa tensão"
15 de janeiro | 14h30 | Sala do Senado

A Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas promove a conferência "Baixa tensão", com a presença de especialistas e responsáveis pelo setor energético.

Mais informações a disponibilizar em www.parlamento.pt
TRIBUTO A ANTÓNIO SÉRGIO
Exposição "António Sérgio - doutrinador e político"
23 de janeiro a 27 de fevereiro | Átrio e base da Escadaria Nobre

A Assembleia da República e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) promovem uma exposição de tributo a António Sérgio, evocativa da sua personalidade enquanto doutrinador e político.

Esta exposição tem como enfoque a relevância do pensamento, a obra e a ação cívica e política de António Sérgio e concretiza-se por ocasião do cinquentenário da sua morte, a 24 de janeiro de 1969, integrando diversas cerimónias e atos públicos que se realizam neste âmbito.

A mostra inaugura no dia 23, após a sessão plenária, e fica patente até 27 de fevereiro no Átrio Principal e base da Escadaria Nobre do Palácio de S. Bento.

Horário: Dias úteis | 10h00-17h00
Apresentação do livro "Código Cooperativo anotado"
31 de janeiro | 18h30 (após Plenário) | Biblioteca Passos Manuel

Por ocasião do cinquentenário da morte de António Sérgio, realiza-se uma cerimónia de apresentação pública do livro "Código Cooperativo anotado", coordenado por Deolinda Meira e Elisabete Ramos.

Mais informações a disponibilizar em www.parlamento.pt
ESCAPARATE
Publicações da Assembleia da República
"António Rodrigues Sampaio (1806-1882). Biografia parlamentar", de Adelaide Vieira Machado

A Assembleia da República editou recentemente a obra "António Rodrigues Sampaio (1806-1882). Biografia parlamentar", da autoria de Adelaide Vieira Machado e integrada na série Grandes Oradores da Coleção Parlamento.

António Rodrigues Sampaio foi um jornalista, um deputado da nação e um estadista. Foi, sobretudo, o político, por excelência, do liberalismo do século XIX. 
"25 de Abril", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

A publicação "25 de Abril", da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Sofia Cavalheiro, é uma das obras mais populares da Assembleia da República dedicada aos leitores mais jovens. Está agora disponível a sua 4.ª edição revista, num novo formato, com novas imagens e conteúdos atualizados.
Aquisições bibliográficas

A Biblioteca Passos Manuel destaca as seguintes obras adquiridas no último mês:

Saúde 2040: planeamento de médicos e enfermeiros em Portugal / Diana Lopes, Eduardo Anselmo Castro, Jorge Simões
Cota  24.81 - 313/2018

Ao serviço de Portugal: uma viagem ao interior dos serviços secretos / Jorge Silva Carvalho
Cota 08.21 - 314/2018

Chance to change: o Acordo de Paris e o modelo de crescimento verde / Ivone Rocha, Sofia Santos; pref. Carlos Moedas
Cota 52 - 324/2018

Consulte as restantes novidades relativas às publicações periódicas no Boletim de Sumários.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.