jan_19
DIA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
10 de dezembro

A Assembleia da República assinalou o Dia Nacional dos Direitos Humanos com a Cerimónia de Entrega do Prémio Direitos Humanos 2018, a Cerimónia de Celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a apresentação do livro "Livres e Iguais - Os Direitos Humanos na Escola". As cerimónias foram presididas pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
Entrega do Prémio Direitos Humanos 2018.
Atuação da Orquestra Geração.
Cerimónia de Entrega do Prémio Direitos Humanos

O Prémio Direitos Humanos 2018 foi entregue à Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos, pela sua atuação junto da população reclusa, designadamente através de visitas a estabelecimentos prisionais, do apoio a reclusos e suas famílias, contribuindo dessa forma para a humanização do sistema prisional e a reinserção dos reclusos.

Foram ainda atribuídas medalhas de ouro comemorativas do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos à Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas, que tem por objetivos a promoção da escolaridade e da empregabilidade nas comunidades ciganas e a formação nas áreas da história e cultura cigana; à Orquestra Geração, vocacionada para combater o insucesso e o abandono escolar através do ensino da música, pelo seu contributo significativo para a inserção e desenvolvimento destas crianças e jovens de bairros desfavorecidos e com população migrante; e a Joana Gorjão Henriques, autora de reportagens e da obra "Racismo em português", em particular da sua segunda série, intitulada "Racismo à portuguesa", sobre como se manifestam as desigualdades raciais em Portugal, em diversas áreas (da habitação, ao emprego ou à educação).

Cerimónia de Celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Cerimónia de Celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948-2018) teve como oradora Teresa Pizarro Beleza, professora catedrática da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e especialista nas áreas dos Direitos Humanos e da Democracia. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, procedeu ao encerramento da cerimónia, proferindo uma intervenção.

Gravação vídeo

Apresentação da obra "Livres e iguais - os Direitos Humanos na escola"

O livro "Livres e iguais - os Direitos Humanos na escola", da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e com ilustrações de Ana Seixas, integra-se nas Comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

A obra foi apresentada na Assembleia da República por Vital Moreira, Comissário das Comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, e pelas autoras.

Ver vídeos Direitos Humanos e Prémio Direitos Humanos.
Ver mais imagens das cerimónias.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.