jan_19
Salva de estanho, 29X1cm, n.º inv. MAR 5641.
Oferta da salva ao Presidente da Assembleia da República, 5 de janeiro de 2017.
PEÇA DO MÊS | SALVA "CANTARES DAS JANEIRAS"

Salva de estanho, lisa e circular, apresentando, em relevo e centrado no respetivo covo, o brasão da Vila de Silgueiros, e acima e abaixo do mesmo as seguintes legendas identificativas: "Cantares das Janeiras para a Assembleia da República em 05 de Janeiro de 2017" e "Lembrança da Junta de Freguesia de Silgueiros". Esta peça foi oferecida ao Presidente da Assembleia da República nessa ocasião.

O Cantar das Janeiras é o domínio mais rico do Cancioneiro Popular Português, remontando a sua origem ao tempo do paganismo em imitação das Saturnais Romanas e convertidas posteriormente à religião cristã. Nesse Cantar está contido o espírito popular, a criatividade, o encómio e o escárnio.


A tradição em Portugal consiste no cantar de músicas pelas ruas por pequenos grupos corais anunciando o nascimento de Jesus e desejando um Feliz Ano Novo, regra geral acompanhados por instrumentos como a pandeireta, a flauta, a viola, o acordeão e o bombo, sendo as músicas conhecidas e as letras variando consoante a localidade. O objetivo era serem bem recebidos pelos moradores, que lhes ofereciam em contrapartida géneros tais como doces e vinho, e, caso não correspondessem a contento, eram "presenteados" com canções de chacota, por vezes achincalhantes. Os géneros, além daqueles, poderiam diversificar-se por castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, entre outros. Atualmente, oferecem-se chocolates e dinheiro por uma questão de comodismo. Essas "esmolas", em certas regiões, eram destinadas à ceia ou festa do grupo e, noutras, revertiam a favor das almas do Purgatório.

O Cantar das Janeiras ocorre em janeiro, com início no dia 1, estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Atualmente esse período pode prolongar-se por todo o mês.

A recolha e a compilação desse espólio da nossa literatura oral foram, em parte, efetuadas por José Leite de Vasconcelos e Ataíde Oliveira.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.