Comunicar | jul 2018
jul_18
DEBATE SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO
13 de julho | 9h30

O debate sobre o estado da Nação relativo à 3.ª sessão legislativa da XIII Legislatura realiza-se no dia 13 de julho e é transmitido em direto pelo Canal Parlamento
Fachada principal do Palácio de São Bento, 2008, fotografia de Rui Morais de Sousa, Arquivo Histórico Parlamentar.
EDITORIAL

Neste número do ComunicAR, destaca-se o debate sobre o estado da Nação, que marca os trabalhos parlamentares do mês de julho. Nota ainda para a conferência sobre transportes públicos, assim como para a área das relações internacionais, com as visitas à Assembleia da República de Sua Alteza o Aga Khan e do Presidente da República Democrática de Timor-Leste.

O Aconteceu faz referência especial às conferências parlamentares que tiveram lugar no mês de junho: "Ensino superior e ciência" e "Os direitos da criança e as famílias de acolhimento".

Como habitualmente, apresenta-se a síntese da atividade legislativa e de fiscalização política do mês anterior e a rubrica Parlamentês, dedicada desta vez ao direito de petição.

A secção "Sabia que?" inclui um apontamento sobre a sessão solene de abertura do Parlamento sidonista, em julho de 1918, a rubrica Flash, com imagens das obras de remodelação da Sala das Sessões, que tiveram início em 2008, e a Peça do Mês, dedicada a um defumador oferecido ao Parlamento português pelo Presidente da Câmara dos Conselheiros da Dieta Nacional do Japão.

2 de julho 2018

Os trabalhos parlamentares podem alterar a programação dos eventos anunciados.

Mais informação em:
Portal da Assembleia da República
ARTV - Canal Parlamento
Parlamento Cultural
Números anteriores do ComunicAR
Contacto | ComunicAR@ar.parlamento.pt
COLÓQUIOS E CONFERÊNCIAS
Sala do Senado.
Conferência sobre transportes públicos
11 de julho | 9h30 | Sala do Senado

Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas organiza uma conferência sobre transportes públicos, que inclui painéis sobre a mobilidade nas áreas metropolitanas, o serviço público de transportes e o transporte ferroviário.

Mias informações a disponibilizar em www.parlamento.pt.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa
7 a 11 de julho | Berlim

A 27.ª Sessão Anual da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (AP OSCE) tem como tema "A implementação dos compromissos da OSCE: o papel dos Parlamentos".
O Príncipe Aga Khan e o Presidente Eduardo Ferro Rodrigues na Assembleia da República, em 2016.
Cerimónia de Boas-Vindas a Sua Alteza o Aga Khan
10 de julho | 11h00
       
Sua Alteza o Aga Khan, Shah Karim Al-Hussaini, é recebido na Assembleia da República em Cerimónia de Boas-Vindas, por ocasião das Comemorações do Jubileu de Diamante como 49.º Imã Hereditário dos Muçulmanos Shia Imami Ismaili e no quadro da Visita Oficial a Portugal.

A Cerimónia compreende um Encontro entre o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e Sua Alteza o Aga Khan, e as Delegações Parlamentar e do Imamat Ismaili, após o qual tem lugar, na Sala do Senado, uma Conferência, que conta com intervenções do Presidente Eduardo Ferro Rodrigues, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e de Sua Alteza o Aga Khan.

No mesmo âmbito, é inaugurada, no Salão Nobre do Palácio de São Bento, a exposição "Ideais de liderança: obras-primas das coleções do Museu Aga Khan", organizada para o efeito e que fica patente até 14 de setembro.
           
Mais informações a disponibilizar em www.parlamento.pt.
Cerimónia de Boas-Vindas ao Presidente da República Democrática de Timor-Leste
12 de julho | 12h30

O Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Francisco Guterres Lú Olo, é recebido na Assembleia da República em Cerimónia de Boas-Vindas, no quadro da Visita de Estado a Portugal.

Neste âmbito, é inaugurada a exposição "Mana Timor" de Gabriela Carrascalão, composta por 25 pinturas. A mostra fica patente até 20 de julho no Andar Nobre do Palácio de São Bento.
ATIVIDADE CULTURAL
Atuação da Orquestra Ligeira do Exército
5 de julho | 17h30 (após Plenário) | Salão Nobre

A Assembleia da República acolhe um concerto da Orquestra Ligeira do Exército.
Com centenas de atuações ao longo de mais de 40 anos de vida, a Orquestra, com a sua estrutura em género de Big band, é composta por cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, bateria, percussão e três vocalistas.

Informações:
21 3919209 | 21 3910855  
DMC.correio@ar.parlamento.pt
ESCAPARATE
Aquisições bibliográficas

A Biblioteca Passos Manuel destaca as seguintes obras adquiridas no último mês:

Manual de combate às alterações climáticas / João Camargo
Cota 52 – 167/2018

Quem meteu a mão na caixa: a história que envergonha o país / Helena Garrido
Cota 12.06.8 - 171/2018

A (nova) Lei de Acesso aos Documentos Administrativos / Sérgio Pratas
Cota 04.36 – 156/2018

Consulte as restantes novidades relativas às publicações periódicas no Boletim de Sumários.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.