Comunicar | jul 2018
jul_18
REPÚBLICA NOVA (1918)

No dia 22 de julho de 1918, decretado pelo Governo "feriado nacional e considerado de grande gala", tem lugar a sessão solene de abertura do Parlamento (1), com Sidónio Pais a anunciar a "plena normalidade constitucional" no país, após a Revolução de Dezembro de 1917 e a realização de eleições legislativas e presidenciais em abril de 1918. 
PEÇA DO MÊS | DEFUMADOR

Recipiente para queimar ervas aromáticas, em forma de pequena caixa troncocónica e tampa perfurada, de porcelana de pasta dura coberta exteriormente na totalidade com esmaltes sobre o vidrado no estilo Ko-Kutani. Marcado na base.

O corpo é revestido de esmalte preto coberto por pontilhado azul-turquesa, sobre o qual se destaca em esmalte dourado a decoração Karakusa de enrolamentos de gavinhas e pequenas folhas, assimétrica e pontuada por crisântemos. Junto à base tem cercadura vermelho ferro decorada com folhas lanceoladas douradas, assenta em três pequenos pés trapezoidais, dourados. A tampa, com decoração idêntica e orla vermelho ferro com pontos dourados, tem pomo dourado e três aberturas ovais. O interior não é vidrado. 
FLASH | OBRAS DA SALA DAS SESSÕES (2008)

No dia 22 de julho de 2008, teve formalmente início a empreitada de remodelação da Sala das Sessões da Assembleia da República, com o objetivo de dotar aquele espaço de melhores condições, mantendo, no entanto, as características arquitetónicas da sala inaugurada em 1903, de acordo com o projeto de Miguel Ventura Terra.

A reabertura do Hemiciclo teve lugar no dia 25 de março de 2009. Durante o período das obras, o Plenário da Assembleia da República realizou-se na Sala do Senado, especialmente adaptada para o efeito.

A modernização da Sala das Sessões consistiu essencialmente no seguinte:

- Melhoria do sistema de votação, com uma infraestrutura informática para os Deputados se registarem e selecionarem o seu voto;
- Sistema de projeção em telas para apresentações audiovisuais;
- Novos plasmas de maiores dimensões para apresentação dos resultados das votações e do controlo de tempos;
- Sistema elevatório no púlpito do orador;
- Instalação, por Deputado, de um posto de trabalho que inclui ecrã táctil e um computador;
- Novo sistema de iluminação;
- Novo sistema de AVAC – aquecimento, ventilação e ar condicionado (Hemiciclo e galerias);
- Reordenamento de toda a cablagem (informática, comunicações, áudio/vídeo, votação eletrónica, elétrica);
- Restauro das bancadas, com melhoramento das zonas de trabalho;
- Substituição integral do soalho (com nova estrutura metálica de suporte do soalho e bancadas);
- Beneficiação da claraboia com instalação de vidros laminados;
- Reforço sísmico da parede principal da sala (parede da Presidência) com amarrações efetuadas a três níveis – pavimento, Passos Perdidos e cobertura – e incorporando amortecedores nos apoios móveis para atenuação das ondas sísmicas horizontais.

Ver imagens.
DITOS PARLAMENTARES

"A vitalidade do regime democrático mede-se (…), em grande medida, pela capacidade de, dentro de si, utilizando os seus mecanismos, encontrar soluções novas para novas situações políticas, numa permanente dinâmica de renovação."

José Manuel Tengarrinha, 12 de novembro de 1985.

Imagem lateral: José Manuel Tengarrinha, Deputado da Assembleia Constituinte de 1975/1976.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.