Comunicar | mai 2016
mai_16
PARLAMENTO DOS JOVENS | SESSÕES NACIONAIS
2 e 3 maio - Ensino básico
23 e 24 maio - Ensino secundário

As sessões nacionais 2015/2016 do Programa Parlamento dos Jovens, que representam o culminar de um trabalho que tem início nas escolas, decorrem no Palácio de São Bento. 
Visitas livres ao Palácio de São Bento, 25 de abril de 2016.
EDITORIAL

Neste número do "ComunicAR", destacam-se as sessões nacionais do Parlamento dos Jovens, subordinadas aos temas "Racismo, preconceito, discriminação" (ensino básico) e "Portugal: assimetrias litoral/interior" (ensino secundário).

O programa Abril no Parlamento | 40 anos da Constituição é objeto de reportagens sobre as várias iniciativas que trouxeram ao Palácio de São Bento cerca de 3000 cidadãos.

Ainda no âmbito das Comemorações do 40.º Aniversário da Constituição, nota para a realização, em maio, da Conferência “Os fundamentos constitucionais das políticas públicas", para o Parlamentês, dedicado ao tema da Revisão Constitucional, para a Peça do Mês, sobre a estátua "Constituição", e para a exposição multimédia “A prova do tempo | 40 anos de Constituição”, que se mantém patente até 21 de junho.

Destaque ainda para a apresentação do dossiê de informação “Eutanásia e suicídio assistido | Legislação comparada”.

No “Sabia que”, recorda-se, através de apontamentos fotográficos, o 1.º de Maio de 1974 e a presença da fadista Mariza na Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril, em 2004.

Por último, referência para a reabertura da Livraria Parlamentar com uma imagem renovada e para a participação da Assembleia da República na Feira do Livro de Lisboa.

Mais informação em:
Portal da Assembleia da República
ARTV - Canal Parlamento
Parlamento Cultural
Números anteriores do ComunicAR
Contacto | ComunicAR@ar.parlamento.pt
COLÓQUIOS E CONFERÊNCIAS
Prémio Dignitas da Associação Portuguesa de Deficientes
3 maio | 9h00 | Auditório do Novo Edifício

A Assembleia da República acolhe a Conferência "A mediação dos provedores no tratamento de notícias sobre grupos minoritários" e a cerimónia de entrega do Prémio Dignitas da Associação Portuguesa de Deficientes
Conferência “Dia Mundial da Liberdade de Imprensa”
3 maio | 9h30 | Biblioteca

Para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, realiza-se, no do dia 3 de maio, na Biblioteca da Assembleia da República, uma conferência organizada pela Associação Portuguesa de Imprensa
Fórum das Políticas Públicas – "Os fundamentos constitucionais das políticas públicas"
24 e 31 maio | Sala do Senado

No âmbito das Comemorações dos 40 Anos da Constituição, a Assembleia da República acolhe o Fórum das Políticas Públicas, organizado pelo ISCTE, este ano subordinado ao tema "Os fundamentos constitucionais das políticas públicas".
ASSUNTOS EUROPEUS
Conferência de Presidentes de Parlamentos da União Europeia
22 a 24 maio | Centro Europeu de Conferências | Luxemburgo

Esta reunião debate a gestão dos fluxos migratórios, o reforço da União Europeia, o papel dos Parlamentos Nacionais e a cooperação interparlamentar e a compatibilização da segurança dos cidadãos com o respeito das liberdades fundamentais.

A Conferência de Presidentes de Parlamentos da União Europeia conta com a presença do Presidente da Assembleia da República e do Presidente da Comissão Europeia.
ATIVIDADE CULTURAL
Exposição de Etnobotânica
Salão Nobre

Por ocasião dos Dias Internacionais dos Museus e do Fascínio das Plantas, a Assembleia da República acolhe uma exposição de artefactos etnobotânicos do Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja.

A data da inauguração será anunciada no portal da Assembleia da República.
Feira do Livro de Lisboa
26 maio a 13 junho | Parque Eduardo VII

A Assembleia da República está presente na 86.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, iniciativa na qual participa desde 2001.
Exposição "Portugal e a Grande Guerra"
28 maio a 3 outubro | Museu Municipal de Vila Franca de Xira

A exposição "Portugal e a Grande Guerra", organizada pela Assembleia da República, inaugura no Museu Municipal de Vila Franca de Xira no dia 28 de maio e está patente até 3 de outubro.

Esta mostra explora os factos mais marcantes da participação portuguesa na I Guerra Mundial (1914-1918) e o seu impacto na vida política, social e artística em Portugal.
ESCAPARATE
Livraria Parlamentar

A Livraria Parlamentar reabre ao público, após obras de reabilitação, com uma nova imagem gráfica, baseada num elemento arquitetónico da emblemática Sala do Senado. O público jovem tem também um espaço dedicado, decorado com motivos e personagens da linha infantil.

Em funcionamento desde 2001, a Livraria Parlamentar disponibiliza obras editadas pela Assembleia da República e edições externas de temática relacionada com o Parlamento e a atividade parlamentar. São também comercializados objetos evocativos, inspirados no património do Palácio de São Bento.

A Livraria Parlamentar está aberta todos os dias úteis, das 9h00 às 18h00 e no último sábado de cada mês (exceto agosto e dezembro) das 14h30 às 18h00.
Publicações da Assembleia da República

Catálogo da exposição “A prova do tempo | 40 anos de Constituição”
António Hespanha / Ivo Veiga / Maria Inácia Rezola

Editado por ocasião da abertura da exposição “A prova do tempo | 40 anos de Constituição”, o livro reúne um conjunto de ensaios que constituem uma reflexão crítica sobre o texto constitucional e os desafios que se lhe colocam face à evolução da sociedade e a fatores como a globalização, o multiculturalismo, a evolução tecnológica, os mercados financeiros, a tecnocracia, a complexificação de redes sociais, a crise de valores políticos ou o surgimento de ordens jurídicas transnacionais.
Apresentação do livro José Leite de Vasconcelos (1858-1941) – Peregrino do saber
19 maio | 18h00 | Biblioteca

A Assembleia da República, em colaboração com o Museu Nacional de Arqueologia, organizou uma exposição e um ciclo de conferências (janeiro-março de 2014) sobre a vida e obra de José Leite de Vasconcelos, fundador deste Museu.

O livro que agora se apresenta, com coordenação geral de António Carvalho e Luís Raposo e editado pelo MNA, reúne os estudos que resultaram daquelas iniciativas e conta com a participação do historiador Fernando Rosas na sessão de lançamento.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.