Comunicar | mar 2016
mar_16
POSSE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
9 março | 10h00

A sessão solene da tomada de posse do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realiza-se na Assembleia da República, no dia 9 de março. 
Relógio do Palácio de São Bento, finais do século XIX.
EDITORIAL

Em março, realiza-se a sessão solene de tomada de posse do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, eleito no passado dia 24 de janeiro. Na rubrica Flash, recorda-se a posse, em 1986, do primeiro Presidente da República civil do período após o 25 de Abril, Mário Soares.

Neste número do "ComunicAR", destacam-se as notícias sobre as audições parlamentares Programa de Trabalho da Comissão Europeia e Regime de Arrendamento Apoiado, assim como a nota sobre o processo de apreciação do Orçamento do Estado para 2016.

O Dia Internacional da Mulher é assinalado através da conferência sobre a participação das mulheres em missões internacionais das Forças Armadas, de um apontamento sobre as comemorações em 2013 e de uma citação da antiga Deputada Natália Correia.

Referência também para o Parlamentês desta edição, dedicado ao tema das comissões parlamentares de inquérito.

Por ocasião do centenário da entrada Portugal na I Guerra Mundial, inicia-se a divulgação dos registos recolhidos nos Dias da Memória, iniciativa que teve lugar na Assembleia da República, em outubro de 2014. A exposição "Portugal e a Grande Guerra", apresentada, também em 2014, no Palácio de São Bento, inaugura em Coimbra.

Na rubrica 40 Anos de Constituição, destaca-se a aprovação, em 10 de março de 1976, da designação “Assembleia da República” para o Parlamento português.

Mais informação em:
Portal da Assembleia da República
ARTV - Canal Parlamento
Parlamento Cultural
Números anteriores do ComunicAR
Contacto | ComunicAR@ar.parlamento.pt

Imagem: Relógio de parede tipo vienense, madeira de casquinha folheada a mogno, mostrador de esmalte branco e ponteiros em aço. Gustav Becker, Alemanha, finais do século XIX.

CONFERÊNCIA “A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES EM MISSÕES INTERNACIONAIS DAS FORÇAS ARMADAS”
8 março | 10h00 | Auditório do Novo Edifício

No Dia Internacional da Mulher, a Comissão de Defesa Nacional organiza uma conferência sobre a participação das mulheres em missões internacionais das Forças Armadas. 
ATIVIDADE CULTURAL
Capa do catálogo da exposição "Portugal e a Grande Guerra", editado pela Assembleia da República.
Exposição "Portugal e a Grande Guerra"
8 março a 8 abril | Coimbra
 
A exposição “Portugal e a Grande Guerra”, organizada pela Assembleia da República, é apresentada em Coimbra a partir do dia 8 de março pelo período de um mês e decorre no claustro superior do Quartel-General da Brigada de Intervenção. Além da Assembleia da República, participam na exposição a Direção de História e Cultura Militar, através do Museu Militar de Lisboa, e o Núcleo Central da Liga dos Combatentes. Em simultâneo, está patente uma exposição fotográfica, com imagens da época, intitulada “O Batalhão de Infantaria 23 e a Chama da Pátria”, organização conjunta do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes e  do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra.

A inauguração das exposições acontece no dia 8 de março, que marca também o início do Congresso Internacional “Portugal na Grande Guerra”.
ESCAPARATE
Apresentação do livro "Extraordinários sucessos do Terramoto de 1755. Memória histórica de Frei Tomás de Aquino"
7 março | 18h30 | Centro de Acolhimento ao Cidadão

No âmbito das Comemorações dos 400 anos do edifício-sede do Parlamento, é lançada a edição transcrita de um documento da autoria de Frei Tomás de Aquino, monge que viveu no Mosteiro de São Bento da Saúde em meados do século XVIII e que descreveu os efeitos do Terramoto de 1755 no cenóbio e em toda a zona envolvente. 
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.