POSSE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
9 março | 10h00
A sessão solene da tomada de posse do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realiza-se na Assembleia da República, no dia 9 de março.
O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa. Fotografia de Rui Ochoa.
Na tomada de posse do Presidente da República, Cavaco Silva, em 2006.
Na Tribuna da Presidência da Sala das Sessões, o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, é ladeado, à direita, pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e à esquerda, pelo Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa.
Após a leitura da ata de apuramento da eleição presidencial de 24 de janeiro de 2016, o Presidente da República eleito presta juramento sobre a Constituição da República Portuguesa.
Nesse momento, inicia-se uma salva de 21 tiros de artilharia naval e a Banda da Guarda Nacional Republicana, formada na Sala dos Passos Perdidos, executa o Hino Nacional.
Seguidamente, o Presidente da República ocupa o lugar à direita do Presidente da Assembleia da República e o Presidente da República cessante, Cavaco Silva, toma o lugar à esquerda.
O Presidente da Assembleia da República usa da palavra e apresenta ao Presidente da República as saudações do Parlamento.
Antes do encerramento da sessão, o Presidente da República dirige uma mensagem à Assembleia da República.
No Salão Nobre do Palácio de São Bento, o Presidente da República é cumprimentado pelos convidados, seguindo depois em cortejo até à escadaria exterior do edifício, onde, após receber as honras militares, se despede do Presidente da Assembleia da República.