Comunicar | jan 2016
jan_16
ARTV | CANAL PARLAMENTO NA WEB TV

A Assembleia da República apresenta uma plataforma de Web TV que altera o modo como os cidadãos podem ter acesso direto, através da Internet, aos conteúdos televisivos do Parlamento. Esta plataforma passa a ser o sítio Internet do Canal Parlamento
Vista do Salão Nobre do Palácio de São Bento.
EDITORIAL

No primeiro número de 2016, destaque para a ARTV-Canal Parlamento com a apresentação de uma nova plataforma de Web TV e a introdução de língua gestual na transmissão em direto das reuniões das comissões parlamentares.

Publicam-se, nesta edição, artigos sobre a apreciação do programa do XXI Governo Constitucional, o debate temático sobre a Cimeira do Clima, as eleições para o Conselho de Estado, o Orçamento Retificativo e o Prémio Direitos Humanos 2015, retomando-se ainda a síntese mensal das atividades legislativa e de fiscalização política.

Na área cultural, nota para as exposições “Uma estátua da República para o Hemiciclo” e “O Mosteiro de São Bento da Saúde: de Casa Religiosa a sede do Parlamento”, que se mantêm patentes nos espaços do Parlamento. A Peça do Mês é dedicada ao brasão de D. Manuel de Moura Côrte-Real, que integra esta última mostra comemorativa dos 400 anos do edifício-sede do Parlamento. No âmbito destas comemorações, destaca-se também a edição fac-similada de um documento inédito sobre o Mosteiro.

Por ocasião das próximas eleições presidenciais (24 de janeiro), na secção “Sabia que”, recorda-se o primeiro sufrágio para Presidente da República, realizado no Parlamento, em 1911, em que Manuel de Arriaga seria vencedor.

Mais informação em:
Portal da Assembleia da República
Parlamento Cultural
Números anteriores do ComunicAR
Contacto | ComunicAR@ar.parlamento.pt
COLÓQUIOS E CONFERÊNCIAS
O edifício conhecido por Casa Amarela situa-se em frente ao Palácio de São Bento.
Mesa Redonda: "Estatuto do bolseiro: um túnel sem luz ao fundo?"
19 janeiro | 15h00 | Auditório da Casa Amarela

A Assembleia da República acolhe a Mesa Redonda: "Estatuto do bolseiro: um túnel sem luz ao fundo?", uma iniciativa da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica.

O Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, preside à sessão de abertura.
ATIVIDADE CULTURAL
Exposição “O hemisfério de Sofia”
21 janeiro a 4 fevereiro | Piso 0

A Assembleia da República acolhe uma exposição de desenho e pintura de Sofia Cunha Dias, artista plástica que padece de Síndrome Sturge-Weber (tendo sido submetida a uma hemisferioctomia aos 14 meses de idade, vivendo, desde então, com um único hemisfério cerebral).

A mostra é inaugurada no dia 21 de janeiro, após o Plenário (c. 18h00).
ESCAPARATE
Publicações da Assembleia da República

Mulheres Deputadas à Assembleia Nacional (1935-1974) / Paulo Drumond Braga. Lisboa, Assembleia da República, 2015. Coleção Parlamento.
ISBN 978-972-556-637-4.


Veja os retratos das 22 Deputadas à Assembleia Nacional (1935-1974).
Fotografias dos registos biográficos dos deputados (Arquivo Histórico Parlamentar).
Colleccão de todas as cousas mais atendiveis, e Superiores, que se admiraõ no Süptuozo Mostr.º de S. Bento da Saude de Lx.ª como são, o seu prospecto, ou vista exterior, e interior de pois de completo; o plano de todo o seu Edificio, como taobem todas as Suas portas Geraes com differentes desenhos. Edição fac-similada. Lisboa: Assembleia da República, 2015.
ISBN 978-972-556-655-8

Em novembro de 2015, assinalaram-se quatro séculos de utilização do edifício onde se encontra sediada a Assembleia da República com um conjunto de iniciativas, entre as quais se inclui a edição fac-similada de uma fonte documental inédita pertencente ao espólio da Faculdade de Belas-Artes do Porto. 
Aquisições bibliográficas

Este mês destacam-se as seguintes obras:

Rodrigues, Pedro Caldeira – O sobressalto grego, pref. José Manuel Sobral. Lisboa: Arranha-Céus, 2015. ISBN 978-989-99141-7-9.
Cota 16.06 - 224/2015

Vicente, Pedro – Corporate governance e setor empresarial público em Portugal: contributo para um normativo regulador. Coimbra: Almedina, 2015.
ISBN 978-972-40-5914-3.
Cota 40 - 226/2015

As publicações estão disponíveis para consulta na Biblioteca da Assembleia da República.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.