Comunicar | fev 2016
fev_16
CONSTRUÇÃO DA SALA DAS SESSÕES (1896-1903)

Após o incêndio que, em 1895, destruiu a primeira Câmara dos Deputados, realizou-se a construção de uma nova Sala das Sessões e da Sala dos Passos Perdidos, de acordo com um projeto do arquiteto Miguel Ventura Terra.

Veja a reportagem fotográfica.
Fotografias de A. Serra Ribeiro, 1896-1903, álbum oferecido pela Ordem dos Engenheiros à Assembleia da República.
CONSTITUINTE | 40 ANOS
Trabalhos da Assembleia Constituinte | fevereiro de 1976

Em 3 de fevereiro, foi adotada a metodologia de discussão do articulado proposto pela 5.ª Comissão (Organização do Poder Político), tendo sido deliberado debater as matérias que não estivessem dependentes da negociação em curso da 2.ª Plataforma de Acordo Constitucional
ULTIMATO BRITÂNICO (1890)

O Ultimato britânico de 1890 contra as pretensões portuguesas em África provocou um movimento social e político de exaltação patriótica e de contestação da Monarquia. Marcava o fim do pretendido “mapa cor-de-rosa”, que uniria Angola e Moçambique, sob a soberania de Portugal.

No final do século XIX, os países europeus disputam o continente africano, fonte importante de matérias-primas e riqueza. 
PEÇA DO MÊS | RETRATO DE ALMEIDA SANTOS

Retrato de António de Almeida Santos (15/02/1926-18/01/2016) – Presidente da Assembleia da República na VII e na VIII Legislaturas –, pintado a óleo sobre tela por António Macedo.

Nesta obra, que integra a Galeria de Retratos dos antigos Presidentes da Assembleia da República, a segunda figura do Estado Português entre 1995 e 2002 surge sem aparato, despojada de símbolos e em fundo neutro. Retoricamente composta e centrada, matiza-se de luzes e sombras que ora revelam, ora encobrem a sua imagem. 
Dia de Memória do Holocausto, 27 de janeiro de 2011, Biblioteca da Assembleia da República.
FLASH | DIA DE MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO (2011)

Em 2010, a Assembleia da República aprovou a Resolução que instituiu o dia 27 de Janeiro como o Dia de Memória do Holocausto.

No ano seguinte, realizou-se uma Cerimónia Evocativa do Dia de Memória do Holocausto, na Biblioteca da Assembleia da República, com intervenções de Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, João Rebelo, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Israel, Ehud Gol, Embaixador do Estado de Israel em Lisboa, Kathrin Meyer, Secretária-Geral da Task Force for International Cooperation on Holocaust Education, e José Oulman Carp, Representante da Comunidade Israelita em Lisboa.

Durante a cerimónia, o Coro da Assembleia da República interpretou duas canções israelitas e uma sefardita.

Veja a reportagem fotográfica.
FLASH | EXPOSIÇÃO PORTUGAL E ESPANHA: VINTE ANOS DE INTEGRAÇÃO NA EUROPA (2006)

Em 2006, a Assembleia da República acolheu a exposição “Portugal e Espanha: vinte anos de integração na Europa”, comissariada por Teresa de Sousa e organizada pelos Gabinetes em Portugal e Espanha do Parlamento Europeu, em cooperação com as Representações em Portugal e Espanha da Comissão Europeia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português e a Agência Lusa.

Veja a reportagem fotográfica da inauguração.

Aceda ao folheto da exposição.
No dia 4 de fevereiro de 2011, o Google apresentou um "doodle" evocativo do nascimento de Almeida Garrett.
DITOS PARLAMENTARES

“Pouco importa que haja muitas ou poucas leis: o que importa é que haja unidade entre elas. O vício da multiplicidade, que os publicistas reprovam, é este. Não se contam numericamente as leis, senão metodicamente. Tal código de centos de artigos pode ser mais simples, e mais um, do que tal lei de dois parágrafos.”

Almeida Garrett (1799-1854)

Diário das Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa, n.º 62, 10 de abril de 1837, p. 269.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.