A 59.ª Sessão Anual da Assembleia Parlamentar da NATO (AP NATO) reuniu cerca de 350 deputados dos 28 Estados membros da NATO, da América do Norte e Europa, bem como delegados de países parceiros, especialistas e observadores para debater questões comuns de segurança internacional.
Durante os trabalhos, decorreram as reuniões das cinco comissões permanentes da AP NATO: Política, Defesa e Segurança, Ciência e Tecnologia, Dimensão Civil da Segurança e Economia e Segurança. A Sessão Plenária dividiu-se entre os dias 11 e 14. Estas reuniões contaram com intervenções de oradores destacados do meio académico, do meio governamental, de ONGs e da NATO.
A Delegação Portuguesa integrou os Deputados Correia de Jesus, Presidente da Delegação (PSD), José Lello Vice-Presidente da Delegação (PS), Joaquim Ponte (PSD), Miranda Calha Vice-Presidente da APNATO (PS), Bruno Vitorino (PSD), Vitalino Canas (PS) e João Rebelo (CDS-PP).
No decurso desta Sessão Anual o Deputado José Lello – PS foi eleito Presidente da Comissão Política da Assembleia Parlamentar da NATO.
Foram ainda eleitos/reeleitos outros membros da delegação portuguesa:
- Presidente da Subcomissão para a Governação Democrática - Deputado Vitalino Canas – PS (reeleição)
- Relator-Geral da Comissão de Defesa e Segurança: Deputado Miranda Calha – PS
- Vice-presidente da Subcomissão para o Futuro das Capacidades de Segurança e Defesa: Deputado João Rebelo – CDS-PP (reeleição)
- Vice-presidente da Subcomissão para a Segurança Energética e Ambiental: Deputado Bruno Vitorino – PSD