|
|
Há mais de uma década que a Assembleia da República celebra as Jornadas Europeias do Património (JEP), convidando os cidadãos a explorar e a interagir com os espaços do Palácio de S. Bento, explicando-lhes a importância dos lugares, do património artístico e arquitetónico e dando-lhes a conhecer a história, a identidade e o funcionamento do Parlamento. A temática sugerida para esta edição das JEP – “Património/Lugares” – veio consolidar esta tradição.
O programa da Assembleia da República foi estruturado com propostas educativas e culturais com o objetivo de estimular, de forma lúdica, a aproximação dos cidadãos ao Património e de os sensibilizar para a constante necessidade da sua preservação e estima.
As visitas livres e guiadas ao Parlamento foram complementadas com um apelo à criatividade e à interação, levando as crianças a resolver enigmas do Jogo de Pista e dos vários desafios plásticos e artísticos da oficina “Caderno do Claustro”. Os visitantes mais pequenos puderam ainda dar vida e cor a um mural com a fachada do edifício e as personagens animadas “Amigos da Assembleia”.
As experiências de partilha e diálogo com o Património e os Lugares continuaram a ser vividas no teatro de marionetas “Contos da Mata dos Medos”, nos jogos tradicionais e na oficina pedagógica “Conserto da Papelada”.
Este encontro de gerações e a linguagem comum que se procura em cada atividade teve ainda tradução num concurso de fotografia, na atuação musical do grupo AFADixie, em várias exposições patentes nos espaços do Parlamento e no momento inesperado e inédito que encerrou estas Jornadas, elegendo a dança como nova forma de se sentir e integrar o Património.
Nos dias 21 e 22 de setembro foram mais de 1600 pessoas a comemorar as JEP na Assembleia da República. | |
|