Se tem dificuldade em visualizar esta newsletter, clique aqui.
Assembleia da República
Newsletter 20@2-XII
08 de abril de 2013
Mais informações em : http://www.parlamento.pt
    Vai acontecer ...
  
________________________________________________________________
[ Formato pdf ]
30-04-2013
 
    Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional
  
________________________________________________________________

Na Sessão Plenária do dia 8 de março teve lugar o debate sobre as Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, assim se concluindo o processo parlamentar de apreciação daquele documento, que foi apresentado pelo Governo à Assembleia da República em 2 de janeiro de 2013.
Nos termos da Lei de Defesa Nacional, este debate é obrigatório, precedendo a aprovação do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, por resolução do Conselho de Ministros. O Conceito Estratégico de Defesa Nacional constitui um documento estruturante na área da defesa nacional - tal como estatuído pela referida Lei, «define as prioridades do Estado em matéria de defesa, de acordo com o interesse nacional, e é parte integrante da política de defesa nacional».
Com vista a propiciar uma análise aprofundada do documento, conducente à preparação do debate em Plenário, a Comissão de Defesa Nacional definiu uma metodologia que incluiu uma audição conjunta do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e dos Chefes de Estado-Maior da Marinha, do Exército e da Força Aérea, a organização de um colóquio com um conjunto de personalidades externas à Assembleia da República e a realização de uma reunião da Comissão dedicada ao tema, à porta fechada.
A audição dos Chefes Militares realizou-se no dia 5 de fevereiro, na Sala D. Maria, e nela os Deputados puderam colher as suas opiniões e contributos sobre o documento apresentado pelo Governo.
O colóquio realizou-se no dia 19 de fevereiro, na Sala do Senado, e teve como oradores Luís Fontoura, Carlos Gaspar, Miguel Monjardino, Pinto Ramalho e Jaime Nogueira Pinto. O colóquio foi aberto ao público, e muito participado, nele tendo estado presentes mais de 200 pessoas, designadamente militares dos três ramos das Forças Armadas, académicos, estudantes e diplomatas. O vídeo da conferência disponíveis na
página da Comissão na internet.
A reunião de reflexão interna da Comissão realizou-se no dia 5 de março, na Sala da Comissão, e nela os membros da Comissão tiveram oportunidade de refletir em conjunto e trocar impressões sobre o tema, designadamente tendo em conta os contributos entretanto recolhidos.
31-03-2013
 
 
    Aconteceu
  
A Presidente da Assembleia da República conferiu posse a dois membros do CFSIRP
 
 
15-03-2013 [+Inf.]
 
  
Reuniões Plenárias
 
 
28-03-2013 [+Inf.]
 
  
Comissões Parlamentares
 
 
28-03-2013 [+Inf.]
 
  
Celebrando o Navruz na Assembleia da República
 
 
26-03-2013 [+Inf.]
 
  
Participação da Delegação da Assembleia da República na 128.ª Assembleia da União Interparlamentar
 
 
22-03-2013 [+Inf.]
 
  
Concerto da Orquestra Geração
 
 
20-03-2013 [+Inf.]
 
  
Homenagem a Aquilino Ribeiro
 
 
19-03-2013 [+Inf.]
 
  
Lançamentos de livros
 
 
07-03-2013 [+Inf.]
 
  
Dia Internacional da Mulher
 
 
08-03-2013 [+Inf.]
 
Subscrever Newsletter
Alterar Subscrição
Se preferir não receber mais a nossa Newsletter
Sugerir Newsletter
 
 
Comentários e Sugestões