A cerimónia de atribuição do Prémio e das medalhas de ouro, presidida pela Presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção Esteves, realizou-se no dia 10 de Dezembro, no Salão Nobre do Palácio de S. Bento.
O Prémio Direitos Humanos 2011 foi atribuído à Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), pela sua intervenção no apoio, defesa, congregação e representação das instituições particulares de solidariedade social em Portugal.
Foi ainda atribuída a medalha de ouro comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem conjuntamente à Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos (APADP), pelos 25 anos de intervenção em nome dos direitos e das necessidades das pessoas portadoras de deficiência profunda, e ao Dr. Luís Daniel Gil Roque, psicólogo, pelo sucesso do trabalho desenvolvido há 23 anos na CERCIFAF em prol da integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O Júri do Prémio Direitos Humanos constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias foi composto pelos Deputados Fernando Negrão (Presidente), Guilherme Silva (PSD), Maria de Belém Roseira (PS), Telmo Correia (CDS-PP), António Filipe (PCP), Cecília Honório (BE), e José Luís Ferreira (PEV).
Discurso da Presidente da Assembleia da República na Cerimónia de atribuição do Prémio Direitos Humanos 2011