Se tem dificuldade em visualizar esta newsletter, clique aqui.
Assembleia da República
Newsletter 02@1-XI
08 de dezembro de 2009
Mais informações em : http://www.parlamento.pt
    Destaques
  
V FÓRUM PARLAMENTAR IBERO-AMERICANO


A Assembleia da República foi, nos dias 23 e 24 de Novembro, o palco do V Fórum Parlamentar Ibero-Americano. Realizado sob o tema “Inovação e Conhecimento” contou com a presença de Parlamentares de dezasseis países, oradores e convidados especiais.


Criado  em  2005, o  Fórum  congrega   Parlamentos  dos   vinte  e  dois  países   da  Comunidade Ibero-Americana, tendo como  principais  objectivos  o reforço  da  dimensão  parlamentar  do sistema  ibero-americano, conjuntamente com o fortalecimento das instituições democráticas e do desenvolvimento económico e social.


O Fórum reúne anualmente no país que tem a seu cargo a Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo que, este ano, se realizou no Estoril, nos passados dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, tendo o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, apresentado na Cimeira as conclusões do V Fórum.


Durante o V Fórum realizaram-se duas Sessões Plenárias subordinadas aos temas “Respostas à Crise Financeira Mundial - o Contributo da Inovação e do Conhecimento” e “Apresentação, Avaliação e Perspectivas da Comunidade Ibero-Americana de Nações”. Adicionalmente, os participantes dos Parlamentos ibero-americanos debateram o tema principal do V Fórum sob três perspectivas: A cooperação Ibero-Americana; Tecnologias de Informação e de Comunicação ao serviço dos Parlamentos modernos e Cooperação Técnica Interparlamentar Ibero-Americana.


Além de Presidentes de Parlamentos, Deputados e Senadores, o V Fórum contou com a presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, do Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, e do Secretário-Geral Ibero-Americano, Enrique Iglesias.

23-11-2008
 
 
    Aconteceu
  
Reuniões Plenárias
 
 
27-11-2009 [+Inf.]
 
  
“O Peso das Razões” de Nuno Júdice - comemorações do bicentenário do nascimento de José Estêvão
 
 
25-11-2009 [+Inf.]
 
  
Segunda alteração à Lei n.º 64-A/2008, de 31 de Dezembro (Orçamento do Estado para 2009)
 
 
25-11-2009 [+Inf.]
 
  
Eleição das Delegações da Assembleia da República às organizações parlamentares internacionais
 
 
11-11-2009 [+Inf.]
 
  
O Tratado de Lisboa e o papel dos Parlamentos nacionais na UE
 
 
05-11-2009 [+Inf.]
 
  
Programa do XVIII Governo Constitucional
 
 
02-11-2009 [+Inf.]
 
Subscrever Newsletter
Alterar Subscrição
Se preferir não receber mais a nossa Newsletter
Sugerir Newsletter
 
 
Comentários e Sugestões