A Assembleia da República foi, nos dias 23 e 24 de Novembro, o palco do V Fórum Parlamentar Ibero-Americano. Realizado sob o tema “Inovação e Conhecimento” contou com a presença de Parlamentares de dezasseis países, oradores e convidados especiais.
Criado em 2005, o Fórum congrega Parlamentos dos vinte e dois países da Comunidade Ibero-Americana, tendo como principais objectivos o reforço da dimensão parlamentar do sistema ibero-americano, conjuntamente com o fortalecimento das instituições democráticas e do desenvolvimento económico e social.
O Fórum reúne anualmente no país que tem a seu cargo a Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo que, este ano, se realizou no Estoril, nos passados dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, tendo o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, apresentado na Cimeira as conclusões do V Fórum.
Durante o V Fórum realizaram-se duas Sessões Plenárias subordinadas aos temas “Respostas à Crise Financeira Mundial - o Contributo da Inovação e do Conhecimento” e “Apresentação, Avaliação e Perspectivas da Comunidade Ibero-Americana de Nações”. Adicionalmente, os participantes dos Parlamentos ibero-americanos debateram o tema principal do V Fórum sob três perspectivas: A cooperação Ibero-Americana; Tecnologias de Informação e de Comunicação ao serviço dos Parlamentos modernos e Cooperação Técnica Interparlamentar Ibero-Americana.
Além de Presidentes de Parlamentos, Deputados e Senadores, o V Fórum contou com a presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, do Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, e do Secretário-Geral Ibero-Americano, Enrique Iglesias.