Comunicar | fev 2016
fev_16
HOMENAGEM A ALMEIDA SANTOS

"Eu tenho um programa, que gostaria de enunciar em três pontos: primeiro ponto, prestigiar o Parlamento; segundo ponto, prestigiar o Parlamento; e, por último, prestigiar o Parlamento."

Discurso de posse de Almeida Santos como Presidente da Assembleia da República, 31 outubro 1995 
CERIMÓNIA COMEMORATIVA DOS 30 ANOS DA INTEGRAÇÃO DE PORTUGAL NAS COMUNIDADES EUROPEIAS
8 janeiro | Mosteiro dos Jerónimos

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, participou na Cerimónia Comemorativa dos 30 Anos da Integração de Portugal nas Comunidades Europeias (1 de janeiro de 1986).

O evento, promovido pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e presidido pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, contou ainda com a presença do Presidente do Parlamento Europeu, Martin Shulz, e do antigo Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Veja a reportagem fotográfica.
TOMADA DE POSSE DE MEMBROS DO CONSELHO DE ESTADO
12 janeiro | Palácio de Belém

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, tomou posse como membro do Conselho de Estado.

Foram igualmente empossados o Primeiro-Ministro, António Costa, e os membros do Conselho de Estado designados pela Assembleia da República – Carlos César, Francisco Pinto Balsemão, Francisco Louçã, Adriano Moreira e Domingos Abrantes.

Veja a reportagem fotográfica
TOMADA DE POSSE DO SECRETÁRIO-GERAL DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
19 janeiro | Salão Nobre

O Secretário-Geral da Assembleia da República, Albino de Azevedo Soares, foi empossado pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Veja a reportagem fotográfica.
DIA DE MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO
27 janeiro

O Parlamento assinalou o Dia de Memória do Holocausto (27 de janeiro), instituído em 2010 por Resolução da Assembleia da República, com as seguintes iniciativas: 
VISITA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ELEITO
28 janeiro

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, recebeu o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa.

Veja a reportagem fotográfica.
COLÓQUIOS E CONFERÊNCIAS
Sessão de apresentação do estudo “A fiscalidade do setor cervejeiro português: imposto sobre o álcool e as bebidas alcoólicas”
26 janeiro | Auditório do Novo Edifício

A Assembleia da República acolheu uma sessão de apresentação do estudo “A fiscalidade do setor cervejeiro português: imposto sobre o álcool e as bebidas alcoólicas”, uma iniciativa da Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja, que contou com a intervenção inaugural da Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, Teresa Leal Coelho.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Visita da Secretária-Geral do Parlamento da Albânia
12 e 13 janeiro

No âmbito das relações bilaterais entre o Parlamento da Albânia e o Parlamento Português, a Secretária-Geral do Parlamento da Albânia, Albana Shtylla, efetuou uma visita à Assembleia da República.
Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa - 1.ª Parte da Sessão Plenária de 2016
25 a 29 janeiro | Estrasburgo

Os temas centrais da Sessão Plenária foram o terrorismo internacional, a crise das migrações e o funcionamento das instituições democráticas na Polónia.

Realizaram-se ainda reuniões do Bureau, de Presidentes das Delegações Nacionais, das Redes de Parlamentares de Referência, de Comissões, de Subcomissões, do Comité Misto e de Grupos Políticos.
A XI Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo teve lugar na Assembleia da República em 2015.
Constituição das delegações às organizações parlamentares internacionais

Foram constituídas as delegações da Assembleia da República às seguintes organizações parlamentares internacionais:

Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), Assembleia Parlamentar da NATO (AP-NATO), Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (APOSCE), Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo (AP-UpM), Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo (APM), Fórum Parlamentar Ibero-Americano (FPIA) e União Interparlamentar (UIP).

Veja a composição das delegações.
ATIVIDADE CULTURAL
Cantar as Janeiras e as Charolas de Faro
7 janeiro | Salão Nobre

Os grupos musicais do concelho de Faro, União Bordeirense, da freguesia de Santa Bárbara de Nexe, e Charola Ossonoba, da freguesia de Estoi, cantaram as Janeiras e as Charolas de Faro.

Veja a reportagem vídeo.
Veja a reportagem fotográfica
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.