Comunicar | jan 2015
janeiro_15
… o direito de petição é um direito universal e gratuito dos cidadãos?

Os cidadãos podem apresentar, por escrito, a defesa de direitos, da Constituição, da lei ou de questões do interesse geral de todos. A petição pode ser enviada à Assembleia da República, ao Governo, ao Presidente da República ou a quaisquer autoridades públicas. 
Maximiano Alves, 1921, estafe, Inv. n.º 2105, foto de Eduardo Gageiro.
PEÇA DO MÊS | DIPLOMACIA

A estátua alegórica à Diplomacia apresenta-se de pé e em contraposto clássico, enverga toga e manto, tem o cabelo apanhado em coque e uma fita sobre a testa, olha para baixo, mostra o braço, o ombro e o peito destapados no lado direito, com a alça descaída, em jeito de revelação e sedução, e o lado oposto tapado, em gesto de ocultação e reserva. Na mão direita segura um pequeno ramo de oliveira, com o qual aponta uma pilha de livros encimada pelo mapa de Moçambique, e com a mão esquerda agarra um punhal parcialmente encoberto pela roupagem. Nesta representação dúbia é possível entrever os instrumentos e recursos, as vicissitudes e contingências da arte diplomática, que suscitam gestualidades, comportamentos e tomadas de posição diversas para conciliar diferentes opiniões e que incitam ao uso da palavra e da argumentação (subentendidas nas volumosas publicações) ou da ação e da força (inferidas na arma) e à prática da paz ou da guerra, consoante as situações e conjunturas. 
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.