Comunicar | dez 2017
dez_17
A CRISE DOS TROCOS (1917)

Em 1917, no decorrer da I Guerra Mundial (1914-1918), surge o problema da falta de trocos no comércio, agravando a instabilidade social e política vivida no país, consequência, em larga medida, dos baixos salários, da carestia de vida e da inflação, assim como da escassez e das dificuldades de abastecimento de géneros alimentares. 
Primavera.
PEÇA DO MÊS | AS QUATRO ESTAÇÕES

Esculturas em vulto pleno de porcelana não vidrada, em biscuit moldado e relevado monocromo branco, de quatro figuras femininas com base circular. Marca VA na base, a punção.

As Quatro Estações são representadas alegoricamente com recurso a divindades da mitologia romana. As deusas Flora, Ceres, Pomona e Bruma encarnam, respetivamente, a Primavera, Verão, Outono e Inverno, descalças e envergando túnicas que desnudam, mais ou menos, parcialmente a perna direita.

Flora, deusa da primavera e das flores preside à floração das árvores, associada à fertilidade e aos prazeres da vida, tinha um templo próprio em Roma, com festividades em sua honra – as Floralia – que se iniciavam no final de abril. Caraterizadas por alguma licenciosidade, nelas participavam as cortesãs. A iconografia é a de uma mulher jovem e alegre, em movimento de dança, empunhando uma grinalda de flores (já incompleta neste exemplar), que segura em ambas as mãos atrás do tronco.

Ceres, deusa da agricultura e dos cereais, possuía também templo em Roma e festividades próprias – as Cerealia. A figura de uma mulher madura, coroada de louros, representa neste conjunto iconográfico o verão, época áurea das colheitas, através do feixe de espigas que ampara com a mão direita contra a anca. 
António Guterres e Vasco da Gama Fernandes.
FLASH | QUEDA DO I GOVERNO CONSTITUCIONAL

Nas reuniões plenárias de 6 e 7 de dezembro de 1977, realizou-se o debate sobre uma moção de confiança apresentada pelo I Governo Constitucional, chefiado por Mário Soares.

A rejeição da moção conduziria à queda do Executivo que tinha tomado posse a 23 de julho do ano anterior, com base no resultado das eleições de 25 de abril de 1976, em que o Partido Socialista obteve a maioria dos votos (34,89% – 107 deputados).

Ver imagens do debate da moção de confiança. Fotografias de Miranda Castela, Arquivo Histórico Parlamentar.
Sala das Sessões em 1911.
DITOS PARLAMENTARES

"(…) já tenho encontrado pessoas analfabetas que sabem ler e escrever! Chamo-lhe analfabetos porque embora saibam ler e escrever não percebem o que leem e escrevem. Estes analfabetos que sabem ler e escrever assim, sem compreenderem o que leem e escrevem, são piores que os verdadeiros analfabetos."

José de Castro, 1 de julho de 1912.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.