Durante a I República,
esta sala funcionou como local de recepção do Presidente
da Câmara dos Deputados. Já no Estado Novo, foi primeiro
a Sala do Presidente da República, quando este se deslocava
à Assembleia Nacional, e, depois, a sala de visitas do Presidente
da Assembleia Nacional. Presentemente, serve de gabinete de trabalho
de grupos parlamentares.
Dada a multiplicidade de funções que a sala tem servido,
a sua denominação advém do autor das pinturas
que a decoram, Acácio
Lino.
Estas pinturas
murais ilustram três episódios marcantes da História
de Portugal e alegorias à Pátria e às principais
actividades produtivas dos sectores primário e secundário.
A maioria encontra-se identificada pelas datas de alguns dos acontecimentos
representados, marcadas pelo próprio pintor nos esbocetos que
realizou, existentes na colecção do Museu da Assembleia
da República:
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Batalha de São
Mamede - assinada A. Lino e datada de 1922 - no esboceto da composição
surge a data 1128 que identifica o tema como a batalha travada entre
D.
Afonso Henriques e os partidários de sua mãe, D.
Teresa;
A Conspiração de 1640 - assinada A. Lino e datada de
1923 - no esboceto da composição vê-se a data
1640 e a representação do episódio do golpe palaciano
de 1 de Dezembro de 1640, antes da Restauração da Independência
Nacional, com a vice-rainha de Portugal, Duquesa
de Mântua, surpreendida pelos conjurados, partidários
do Duque de Bragança, futuro rei D.
João IV, e Miguel
de Vasconcelos descoberto no armário pelo Arcebispo;
A Reconstrução
de Lisboa pelo Marquês
de Pombal - assinada A. Lino e datada de 1924 - no esboceto da
composição, a data é praticamente ilegível,
no entanto, a cena é iconograficamente reconhecível
pela figura do Marquês de Pombal, segurando os projectos da
reconstrução de Lisboa, e pela presença das ruínas
ainda em chamas (cidade de Lisboa destruída pelo terramoto
de 1755).
Alegoria
à Pátria, às Artes, à Indústria,
à Agricultura e à História de Portugal
-
assinada por Acácio Lino e datada de 1925 - embora a data no
esboceto da composição seja 1921 (ano da realização
do estudo), é possível identificar o tema a partir dos
esbocetos individuais, onde o artista escreveu alguns dos nomes das
alegorias que cada figura estudada representa.