ABERTURA DO PARLAMENTO


Pintura alusiva à Pátria

Após a publicação dos resultados das eleições legislativas, iniciaram-se os trabalhos da XIV Legislatura da Assembleia da República, no dia 25 de outubro.

Plenário

Plenário

Na primeira reunião plenária, a Deputada Ana Catarina Mendonça Mendes, líder do grupo parlamentar do PS, designou o Deputado Eduardo Ferro Rodrigues, na qualidade de Presidente da Assembleia da República cessante, para presidir à sessão, cumprindo a praxe parlamentar.

Os dois maiores partidos, PS e PSD, indicaram os Deputados Sofia Araújo e Duarte Pacheco para Secretários da Mesa, que apresentaram o projeto de resolução para a constituição de uma Comissão Eventual de Verificação de Poderes dos Deputados Eleitos, que foi aprovado por unanimidade.

A sessão foi interrompida, tendo sido retomada depois de concluídos os trabalhos da Comissão Eventual. Aprovado o relatório e parecer da Comissão Eventual, foram proclamados Deputados todos os cidadãos eleitos.

Eduardo Ferro Rodrigues a votar

Eduardo Ferro Rodrigues a votar.

Procedeu-se, depois, à eleição do Presidente da Assembleia da República para a XIV Legislatura, tendo o candidato proposto pelo PS, o Deputado Ferro Rodrigues, obtido a maioria absoluta dos votos dos Deputados em efetividade de funções.

Gravação vídeo da sessão

Durante todo o dia, decorreu o processo de acolhimento dos Deputados. No Salão Nobre do Palácio de São Bento, foram instalados diversos postos de acolhimento para tornar mais fácil e rápido o preenchimento de diversos documentos, a emissão do cartão de Deputado e prestar todas as informações solicitadas pelos parlamentares eleitos.

 

Veja a reportagem.

 

Na semana seguinte, nos dias 30 e 31 de outubro, o Programa do XXIV Governo Constitucional foi apresentado e debatido em Plenário.

 

Na página de acolhimento aos Deputados, lançada no dia seguinte às eleições legislativas, os eleitos tiveram acesso a textos e vídeos com informação sobre a atividade da Assembleia da República, como a primeira sessão plenária, a eleição do Presidente da Assembleia da República, as comissões parlamentares, a organização da semana parlamentar ou a distribuição dos espaços no Hemiciclo.

Salão Nobre

Acolhimento aos Deputados no Salão Nobre.

Salão Nobre

Acolhimento aos Deputados no Salão Nobre.











 



Partilhar
Tweetar


< Voltar