2 de abril | Sala do Senado
No quadro das Comemorações dos 45 anos do 25 de Abril, a Assembleia da República, em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH da UNL), promoveu a conferência “A democracia portuguesa 45 anos depois”, sob organização e coordenação científica de Tiago Fernandes e Rui Branco (do Departamento de Estudos Políticos da FCSH da UNL).
3 de abril | Salão Nobre
Esta edição do Café de Ciência visou promover um debate entre deputados, investigadores, agentes económicos e a sociedade civil sobre direitos de acesso e distribuição equitativa de água limpa entre indivíduos, grupos, regiões ou mesmo países.
O Café de Ciência é uma iniciativa conjunta da Comissão de Educação e Ciência e da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em parceria com o Conselho dos Laboratórios Associados.
8 e 9 de abril | Biblioteca Almeida Garrett, Porto
A Comissão Independente para a Descentralização, em colaboração com a OCDE, organizou o seminário "Descentralização e regionalização em Portugal: ensinamentos da experiência internacional e recomendações".
Pretendeu-se, com esta iniciativa, levar a cabo uma reflexão sobre descentralização e regionalização em Portugal, com a participação de entidades relacionadas com esta temática.
11 de abril | Auditório António de Almeida Santos
O Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento da Assembleia da República apresentou o "Relatório anual das Nações Unidas sobre a situação da população mundial", este ano subordinado ao tema "Um trabalho inacabado: a busca por direitos e escolhas para todas as pessoas".
O Relatório foi apresentado pela Diretora da Representação em Genebra do Fundo das Nações Unidas para a População, Mónica Ferro.
15 de abril | Sala do Senado
A Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto organizou a conferência "Informação e desinformação na era digital", em que foram abordados temas como "Os desafios do jornalismo na era digital", "Desinformação, direitos fundamentais e democracia" e "O impacto da desinformação nas campanhas eleitorais".
Foi também apresentado o Estudo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social - ERC, “A Desinformação – Contexto Europeu e Nacional”, coordenado pelo Vice-Presidente do Conselho Regulador da ERC, Mário Mesquita, e solicitado àquela Entidade pelo Presidente Eduardo Ferro Rodrigues, tendo em vista enquadrar o debate.
Pretendeu-se, com esta iniciativa, fazer uma reflexão sobre questões como as "fake news" e as alterações nos órgãos de comunicação tradicionais, em resultado das novas tecnologias e das redes sociais, com a participação de representantes de todos os grupos profissionais relacionados com o tema, designadamente, órgãos de comunicação social, Entidade Reguladora para a Comunicação Social e Comissão Nacional de Eleições.
Gravação vídeo - Parte 1 e Parte 2
Ver também “Desinformação em debate”
23 de abril | Auditório António de Almeida Santos
A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias organizou a conferência "Estado de Direito e Segurança", em que foram abordados temas como "Estado de Direito e Segurança Nacional" e "A Segurança no Estado de Direito".
6 de maio | Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em Beja
7 de maio | Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, em Faro
A Comissão Independente para a Descentralização organizou o seminário "Regionalização e desenvolvimento e reforma da administração pública".
Com esta iniciativa, a Comissão pretendeu promover a auscultação e o debate públicos sobre organização e funções do Estado, aos níveis regional, metropolitano e intermunicipal.
7 de maio | Sala do Senado
A Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas promove a conferência "Sustentabilidade e desenvolvimento do Turismo", onde foram debatidos temas como o turismo como motor de desenvolvimento, as novas regiões, produtos e destinos, a sustentabilidade no turismo e as suas três dimensões (económica, social e ambiental), entre outros.
7 de maio | Auditório António de Almeida Santos
Por iniciativa conjunta do Deputado Paulo Trigo Pereira e do Institute of Public Policy, realizou-se na Assembleia da República a conferência “Assembleia da República: um sistema eleitoral proporcional e personalizado?", que teve como objetivo debater o alcance e as limitações do sistema eleitoral misto de representação personalizada quer do ponto de vista teórico quer à luz da experiência do sistema eleitoral para o Bundestag (República Federal Alemã).