Comunicar | jun 2016
jun_16
CONFERÊNCIA "TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE: UMA SOLUÇÃO URGENTE"
24 maio | Auditório do Novo Edifício

A Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto organizou a Conferência "Televisão Digital Terrestre: uma solução urgente"
PARLAMENTO DOS JOVENS | RECOMENDAÇÕES APROVADAS

Nas Sessões Nacionais do Parlamento dos Jovens, realizadas no passado mês de maio, foram aprovadas duas recomendações à Assembleia da República sobre os temas em debate nas duas edições (ensino básico e ensino secundário).

O plenário dos jovens do ensino básico, realizado no dia 3 de maio, aprovou um conjunto de dez medidas sobre “Racismo, preconceito, discriminação”.

Aceda à reportagem vídeo e às gravações da sessão plenária (parte 1 e parte 2).

Na plenário da edição do ensino secundário, no dia 24 de maio, os participantes apresentaram e votaram uma recomendação sobre “Portugal: assimetrias litoral/interior”.

Aceda à reportagem vídeo e às gravações da sessão plenária (parte 1 e parte 2) e do momento cultural com a companhia ArtGym e o Grupo Jazzy. 
VISITA DA COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL À BASE AÉREA N.º 6
18 maio | Montijo

A Comissão de Defesa Nacional visitou a Base Aérea n.º 6 no Montijo.

Veja a reportagem vídeo.
AUDIÇÃO PARLAMENTAR "DESCENTRALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO"
25 maio | Auditório do Novo Edifício

O Grupo de Trabalho de Acompanhamento das Transferências de Competências na Educação da Comissão de Educação e Ciência organizou a Audição Parlamentar "Descentralização de competências na área da Educação", com o objetivo de ouvir todos os agentes educativos e demais entidades competentes, incluindo as autarquias locais. 
COLÓQUIOS E CONFERÊNCIAS
No dia 25, foi gravada uma edição especial do programa "Quadratura do Círculo", na Sala do Senado, com a presença do Presidente da Assembleia.
Fórum das Políticas Públicas | "Fundamentos constitucionais das políticas públicas em Portugal"
24 e 31 maio | Sala do Senado

No âmbito das Comemorações dos 40 Anos da Constituição, o Fórum das Políticas Públicas 2016, organizado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL), em colaboração com a Assembleia da República, foi dedicado à análise e ao debate dos fundamentos constitucionais das políticas públicas em setores como a Saúde, a Proteção Social, a Educação, a Justiça, o Território e a Igualdade.

Aceda à gravação vídeo de 24 de maio (1.ª parte e 2.ª parte) e de 31 de maio (1.ª parte e 2.ª parte).
IX Conferência "Crianças Desaparecidas"
31 maio | Auditório do Novo Edifício

Por ocasião do Dia Internacional das Crianças Desaparecidas (25 de maio), a Assembleia da República acolheu a IX Conferência "Crianças Desaparecidas", da iniciativa do Instituto de Apoio à Criança.
AUDIÇÃO PARLAMENTAR "PREVENÇÃO, INTEGRAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE PESSOAS SEM-ABRIGO"
31 maio | Centro de Acolhimento ao Cidadão

A Comissão de Trabalho e Segurança Social organizou a Audição Parlamentar “Prevenção, integração e acompanhamento de pessoas sem-abrigo, tendo em conta a Estratégia Nacional de Pessoas Sem-Abrigo 2009-2015”. 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Visita do Príncipe Aga Khan
12 maio

O Príncipe Aga Khan, Shah Karim al-Hussaini, Quadragésimo Nono Imam Hereditário dos Muçulmanos Shia Imami Ismaili, foi recebido pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, por ocasião da visita que realizou a Portugal.

Veja a reportagem vídeo.
Visita do Secretário-Geral das Nações Unidas
13 maio

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, foi recebido pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Veja as reportagens vídeofotográfica.
Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana
16 a 18 maio

A Assembleia da República acolheu a Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat).

Realizaram-se, entre outras, reuniões das Comissões Permanentes, do Grupo de Trabalho "Migração nas relações entre a União Europeia, a América Latina e as Caraíbas” e do Fórum Euro-Latino-Americano da Mulher. 
Assembleia Parlamentar da NATO | Sessão da Primavera 2016
27 a 30 maio | Tirana, Albânia

A Sessão de Primavera de 2016 da Assembleia Parlamentar da NATO (APNATO) debateu questões comuns de segurança internacional, assim como os relatórios elaborados pelas comissões da Assembleia.

No decurso da sessão reuniram as cinco comissões da APNATO: Política; Defesa e Segurança; Ciência e Tecnologia; Dimensão Civil da Segurança; Economia e Segurança, sobre diversos temas de segurança e de defesa.
Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo – 3.ª Cimeira de Presidentes e 12.ª Sessão Plenária
28 e 29 maio | Tânger, Marrocos

A 3.ª Cimeira de Presidentes e a 12.ª Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo (AP-UpM) decorreram em Tânger nos dias 28 e 29 de maio.

No âmbito deste programa, realizaram-se ainda reuniões das Comissões Permanentes, do Bureau e do Bureau Alargado da AP-UpM.
ATIVIDADE CULTURAL
Apresentação do livro "A admirável aventura de Mandela contada aos mais jovens"

11 maio | Biblioteca

O livro "A admirável aventura de Mandela contada aos mais jovens", publicado pela Editorial Planeta, com texto de Maria Inês Almeida e ilustrações de Sandra Lavandeira, foi apresentado pelo Deputado Paulo Neves, pelo Antigo Deputado José Ribeiro e Castro, pelo Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, e pela Conselheira da Embaixada da África do Sul, Hanna de Beer, numa cerimónia presidida pelo Vice-Presidente da Assembleia da República José de Matos Correia.

O grupo teatral "Os 10 Motivos", do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, apresentou um espetáculo baseado na obra.

 

Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.