Comunicar | jan 2016
jan_16
PRIMEIRA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA (1911)

Manuel de Arriaga foi o primeiro Presidente da República eleito em Portugal. A eleição realizou-se no Parlamento, três dias após a aprovação da Constituição de 1911
CONSTITUINTE | 40 ANOS
Trabalhos da Assembleia Constituinte | janeiro de 1976

Divulgado o articulado proposto pela 7.ª Comissão sobre Poder Local, realizou-se o debate na generalidade (dia 12) e o debate na especialidade (dias 14, 15 e 16) deste título do texto constitucional.

Excertos das declarações de voto sobre o Relatório e Parecer da 7.ª Comissão (Poder Local): 
PEÇA DO MÊS | BRASÃO DE D. MANUEL DE MOURA CÔRTE-REAL, 2.º MARQUÊS DE CASTELO RODRIGO

A pedra de armas do marquês é coroada, embora esteja parcialmente mutilada. Escudo peninsular esquartelado, apresentando no primeiro e quarto quartéis sete castelos que simbolizam as armas dos Mouras, no segundo e terceiro quartéis estão dispostas seis costas de prata e firmadas nos flancos, rematadas acima por chefe de prata carregado de uma cruz solta nas extremidades, que representam as armas dos Côrte-Real.

Este brasão e a respetiva simbologia heráldica são o resultado entroncado dos dois brasões de armas que aqui também se apresentam do pai e da mãe de D. Manuel, respetivamente D. Cristóvão de Moura e D. Margarida Côrte-Real, 1ºs Marqueses de Castelo Rodrigo. 
FLASH | SERRALVES NA ASSEMBLEIA (2006)

A exposição “O poder da arte”, organizada pela Fundação de Serralves, foi inaugurada no Palácio de São Bento, a 12 de janeiro de 2006, no âmbito de um protocolo assinado entre a Assembleia da República e as principais instituições nacionais dedicadas à arte contemporânea.

A exposição de Serralves representou uma mudança significativa na vida do Parlamento. As obras de arte do acervo da Fundação de Serralves e outras criadas para esta mostra integraram-se nas diversas salas e corredores da Assembleia da República, transformando o Palácio de São Bento num museu de arte contemporânea.

Entre janeiro e abril de 2006, o Palácio de São Bento manteve-se aberto aos sábados, domingos e feriados, recebendo cerca de 30 000 visitantes que acompanharam as visitas guiadas à exposição.

Veja a reportagem fotográfica da montagem da exposição.
Fotografias de Paulo Lopes, Arquivo Histórico Parlamentar.
DITOS PARLAMENTARES

"O direito da liberdade é de fazer aquilo que a lei não proíbe: qualquer homem pode fazer tudo o que quiser uma vez que não ofenda a lei, e se isto não é permitido não há homem livre."

Manuel Fernandes Tomás

Diário das Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, n.º 86, 22 de maio de 1821, p. 978-979.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.