A Assembleia da República, com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, celebrou o Dia Mundial da Diabetes, associando-se ao “Blue Monument Challenge”, que consiste na iluminação de monumentos, com a cor azul. Trata-se de uma iniciativa que acontece em cerca de 1000 cidades de 80 países, à qual a Assembleia da República agora aderiu, através da iluminação da fachada do Palácio de São Bento, na noite de 13 para 14 de novembro.
A campanha do dia mundial do Diabetes é liderada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e as suas associações membro. A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP: www.apdp.pt) e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) promoveram diversas iniciativas centradas no círculo azul da diabetes, como a iluminação de azul de edifícios e monumentos e ações de rastreio e sensibilização, procurando alertar e sensibilizar para uma doença que afeta cerca de um milhão de pessoas em Portugal (fonte: Relatório Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional).
Segundo a Organização Mundial de Saúde, um em cada dez adultos tem diabetes. Prevê-se que os índices de mortalidade aumentem 25% na próxima década caso não sejam tomadas as medidas necessárias. A diabetes tem graves implicações a nível cardiovascular, renal, de amputações e/ou cegueira e é uma das doenças crónicas com maior incidência em crianças e adolescentes.