Em 2011, a Assembleia da República participou, mais uma vez, nas comemorações das Jornadas Europeias do Património (JEP), subordinadas ao tema “Património e paisagem urbana”, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia.
O programa de participação da Assembleia da República pretendia proporcionar aos visitantes momentos originais e pedagógicos de envolvimento com o património através de actividades e momentos culturais que lhes permitisse vivenciar a história e a evolução do Palácio de S. Bento, de Mosteiro à actualidade.
Assim, nos dias 24 e 25 de Setembro, realizaram-se um conjunto de actividades lúdicas e culturais, como foi o caso da mostra fotográfica “O Palácio de S. Bento na malha urbana”, a oficina de expressão artística “Arquitectos por um dia…”, a realização de “Jogos Tradicionais”, “malabarismo”, da actuação pelo Grupo Musical Paganinus – Conservatório Regional de Setúbal e dos vários apontamentos musicais, por estudantes de várias escolas de música, como a Academia de Música de Santa Cecília, a Fundação Musical dos Amigos das Crianças e do Hot Clube Portugal, que decorreram nos vários espaços do Palácio de S. Bento.
Houve ainda lugar para a realização de visitas livres ao edifício da Assembleia da República e, também, de visitas guiadas temáticas, denominadas “Palácio de São Bento: Vi(r)ver o Parlamento” e “Palácio de S. Bento: um património com história”. As primeiras centraram-se na história do Palácio de S. Bento e na actividade e competências do Parlamento, enquanto as segundas evidenciaram os aspectos arquitectónicos e patrimoniais do edifício.
O programa das JEP 2011 na Assembleia da República proporcionou momentos originais e pedagógicos numa iniciativa que tem demonstrado ser um claro sucesso e uma importante forma de aproximação ao Parlamento.
Durante este fim de semana, visitaram o Palácio de S. Bento mais de 4.000 pessoas, numa iniciativa que tem demonstrado ser um claro sucesso e uma importante forma de aproximação ao Parlamento.
Aceda ao Livro de Visitas