Desde 2009 que a tradição de celebrar, na Assembleia da República, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e o Dia da Liberdade, no âmbito da iniciativa Parlamento de Porta Aberta, tem trazido ao Palácio de S. Bento milhares de cidadãos interessados em conhecer melhor a sede do Parlamento português, as suas origens, funcionamento, história e património.
Este ano não foi excepção e, uma vez mais, nos dias 18 e 25 de Abril, centenas de visitantes encheram de vida e movimento o Palácio de S. Bento.
Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de Abril, foi apresentado um programa de actividades centrado no tema “Água: cultura e património”. O facto de a data coincidir com uma segunda-feira, dia de normal funcionamento dos serviços da Assembleia da República, levou a que as visitas realizadas neste dia fossem apenas guiadas, tendo sido proporcionados 2 tipos de visitas: um centrado na história do Palácio de S. Bento e na actividade e competências do Parlamento e outro onde são evidenciados os aspectos arquitectónicos e patrimoniais do edifício. Especialmente para os mais novos, foi ainda organizado o peddy paper “Água mole em pedra dura: viagem sobre a água no Palácio de S. Bento”, com provas animadas que todas as equipas participantes concluíram com muito talento.
No dia 25 de Abril, entre as 14.30 e as 18 horas, o Palácio de S. Bento convidou os cidadãos a integrarem visitas livres e guiadas e reuniu crianças e famílias em torno dos “Poemas visuais de Abril”, uma oficina de expressão artística em que os participantes eram convidados a reflectir e construir os seus próprios poemas sobre a Liberdade a partir do recorte e colagem de poemas emblemáticos sobre o 25 de Abril e de desenhos impressos em papel.
Foi neste ambiente participado, de conhecimento e de partilha que o Palácio de S. Bento acolheu, nestes dois dias, mais de 2 100 visitantes.