A Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar da NATO (APNATO) reuniu no Teatro Micalense, em Ponta Delgada, entre 1 e 3 de Abril.
Nesta reunião foram debatidas as prioridades da organização, à luz da declaração resultante da cimeira da NATO de Lisboa; e elaborado o plano de actividades para 2011.
Neste contexto, a Comissão Permanente debateu o acompanhamento pela Assembleia dos acontecimentos em curso no Médio Oriente e Norte de África, incluindo o envolvimento da NATO na operação que garante o cumprimento da decisão das Nações Unidas sobre o embargo de fornecimento de armas à Líbia, analisou as relações com parceiros-chave, estudou propostas para reforçar a sensibilização do público e as formas como a Assembleia pode contribuir para a sensibilização das questões e dos objectivos estabelecidos na Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre "Mulheres, Paz e Segurança ".
A reunião contou ainda com as intervenções do Presidente do Governo dos Açores, Carlos César – que versou questões relacionadas com a posição geoestratégica do arquipélago açoriano e a sua importância para a NATO; e do Professor Pedro Gomes Barbosa, sobre os desenvolvimentos da situação no Médio Oriente e no Norte de África.
Participaram os Deputados José Lello (PS – Presidente da Delegação portuguesa) e José Luís Arnaut (PSD – Vice-Presidente da Delegação portuguesa).