A XI Legislatura iniciou-se dia 15 de Outubro, na sequência das eleições para a Assembleia da República de 27 de Setembro de 2009.
Pela primeira vez, foi organizado um processo de acolhimento dos Deputados, que teve lugar entre 15 e 30 de Outubro e visou, entre outros objectivos, preparar o início do exercício de funções pelos Deputados e, simultaneamente, tornar mais fácil e rápido o preenchimento de diversos documentos, a emissão do cartão de Deputado e, em relação aos novos Deputados, prestar todas as informações solicitadas, quer relativamente aos Serviços, quer quanto aos seus direitos e obrigações.
Para o efeito, foram desmaterializados e simplificados todos os formulários que os Deputados preenchem no início de cada Legislatura, como por exemplo o registo biográfico, o pedido de emissão de passaporte, a licença de uso e porte de arma, etc.
Este acolhimento teve lugar no Salão Nobre do Palácio de S. Bento, onde foram colocados diversos postos de acolhimento com computadores que permitiram o preenchimento dos formulários pelos Deputados, com o apoio dos funcionários afectos às várias áreas.
Os Deputados que já tinham exercido o mandato em anteriores Legislaturas foram convidados a confirmar os dados constantes dos respectivos formulários e a introduzir o número de contribuinte, o número do Bilhete de Identidade ou do cartão do cidadão, a morada e a distância em km entre a residência e a Assembleia da República.
Os Deputados que exerceram o mandato pela primeira vez introduziram para além dos dados atrás referidos, outros, como por exemplo: informação sobre IRS, sistema de protecção social, NIB, etc.
Após a distribuição do cartão de Deputado e de assinatura digital, os novos Deputados participaram em acções para familiarização com a Bancada Electrónica Parlamentar (BEP) e a votação electrónica, na própria Sala das Sessões.