Comunicar | mar 2015
março_15
O PARLAMENTO DO TOJAL

A 4 de março de 1915, deputados e senadores foram impedidos de entrar no Parlamento, no Palácio de S. Bento, por forças militares que cercavam o edifício. A maioria parlamentar, do Partido Democrático, liderado por Afonso Costa, pretendia retomar os trabalhos parlamentares. 
António Trindade, 1999, escultura em mármore, inv. n.º MAR 1691.
PEÇA DO MÊS | BUSTO DE ALDA NOGUEIRA

Busto feminino de vulto pleno, esculpido por António Trindade em mármore rosa, assente em peanha de lioz, com placa identificando a personalidade retratada e os anos de nascimento (em março) e morte (em março): «ALDA NOGUEIRA / 1923-1998».

Licenciada em Ciências Físico-Químicas, Maria Alda Barbosa Nogueira foi Deputada à Assembleia Constituinte de 1975 e eleita para a Assembleia da República em 1976, exercendo funções até 1986. Destacou-se como militante comunista, defensora dos direitos das mulheres, da igualdade, da justiça social e da paz e foi agraciada com a Ordem da Liberdade. Neste busto surge representada em meia-idade, despojada de símbolos e condecorações, com sorriso contido e pose estática. 
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.