maio_15
ABRIL NO PARLAMENTO: 40 ANOS DE ELEIÇÕES LIVRES EM PORTUGAL

A Revolução dos Cravos foi comemorada no Parlamento durante o mês de abril com um programa diversificado de iniciativas, que evocaram também os 40 anos das primeiras eleições livres, os 40 anos do Provedor de Justiça e os 40 anos do Ano Internacional da Mulher.
O programa iniciou-se com o seminário “O Provedor de Justiça no futuro – os novos desafios”, a que se seguiu um Café Literário sobre política e literatura, com a presença de deputados escritores dos vários grupos parlamentares e moderado pela jornalista Maria Flor Pedroso.

A Presidente do Parlamento reuniu Deputados à Assembleia Constituinte, na Sala das Sessões, no âmbito de uma iniciativa do Expresso e da Assembleia da República para assinalar as eleições de 25 de abril de 1975.

Foram inauguradas as exposições “Todos às urnas”, sobre as eleições de 25 de abril de 1975 para a Assembleia Constituinte, patente até 31 de julho, e “40 ideias, 40 imagens…”, organizada pelo Instituto Português de Oncologia do Porto e patente até 6 de maio, que contou com a contribuição da Presidente da Assembleia da República através de uma fotografia e um texto de sua autoria.

O Concerto da Lusofonia reuniu em palco Sara Tavares (Portugal), Lura (Cabo Verde), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Projeto Kaya (Portugal/Angola), Selma Uamusse (Moçambique) e Tonecas (São Tomé e Príncipe), numa comemoração dos 40 anos da independência dos países africanos de língua portuguesa.

Assinalando os 40 anos do Ano Internacional da Mulher, realizou-se um debate com o Movimento Democrático das Mulheres, seguido da representação da peça de teatro “As três (velhas) irmãs”.

O colóquio “As eleições de 25 de abril de 1975: história, memória e legados”, organizado pela Associação 25 de Abril, pelo Instituto de História Contemporânea e pela Escola Superior de Comunicação Social, reuniu protagonistas deste processo eleitoral, investigadores e representantes dos grupos parlamentares.

A Sessão Solene Comemorativa do 41.º Aniversário do 25 de Abril contou com as intervenções de deputados de todos os grupos parlamentares - Heloísa Apolónia (PEV), Pedro Filipe Soares (BE), Carla Cruz (PCP), Michael Seufert (CDS-PP), Júlio Miranda Calha (PS) e Fernando Negrão (PSD) -, da Presidente da Assembleia da República e do Presidente da República.

Na tarde do dia 25, a Presidente da Assembleia da República abriu as portas do Palácio de S. Bento, que esteve aberto até à meia-noite com um programa que incluiu oficinas pedagógicas e atuações musicais.

A Assembleia da República recebeu mais de 5000 cidadãos no âmbito destas comemorações.

Vídeo da Sessão Solene

Reportagem sobre a preparação da Sessão Solene

Fotografia do separador: Fila para votar, 25 de abril de 1975, fotografia de Abel Fonseca, AN/TT.
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.