" />

SESSÃO NACIONAL DO ENSINO BÁSICO


A sessão subordinada ao tema da violência doméstica e no namoro decorre por videoconferência.

SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS | ENSINO BÁSICO

15 DE JUNHO

A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico encerra a presente edição do Programa que, excecionalmente, decorreu durante dois anos letivos, em consequência da crise da pandemia da doença COVID-19. O tema em debate é “Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação!”.

Os deputados das escolas eleitas nas Sessões Distritais e Regionais, bem como os seus professores, que coordenam o Programa nas escolas, e os jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem, participam na Sessão, à distância. Estão reunidos por círculos, em locais providenciados pelas entidades parceiras.

A Mesa, constituída por quatro jovens eleitos para o efeito, conduz os trabalhos, cumprindo a agenda da reunião, a partir da Sala das Sessões da Assembleia da República.

A cerimónia de abertura tem início às 10h00 e conta com a presença do Vice-Presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza, do Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, Firmino Marques, e de um membro do Governo.

Seguidamente, os Deputados da Assembleia da República respondem às perguntas dos jovens, apresentadas pelos porta-vozes dos círculos. Após esta fase, jovens debatem e aprovam as medidas que integram a Recomendação final à Assembleia da República.

A Sessão é emitida em direto, através do Canal Parlamento e da página de Facebook do Parlamento dos Jovens.




ACONTECEU


SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS | ENSINO SECUNDÁRIO

25 DE MAIO

A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário aprovou uma Recomendação à Assembleia da República sobre o tema “Violência doméstica e no namoro: como garantir o respeito e a igualdade?”.

A reunião decorreu por videoconferência, com a Mesa, constituída por quatro deputadas do Parlamento dos Jovens, a conduzir os trabalhos a partir da Sala das Sessões da Assembleia da República.

A Sessão de Abertura contou com as intervenções do Presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues, do Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, Firmino Marques, e de Ilda Figueiredo, economista, professora e antiga Deputada à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu.

Gravação vídeo – Parte 1 | Parte 2