" />

ESCAPARATE


DOSSIÊS DE INFORMAÇÃO




PÁGINAS TEMÁTICAS


Organização das Forças Armadas e Lei da Defesa Nacional

Revisão Constitucional

Regime de teletrabalho em debate




VÍDEOS

PARLAMENTÊS BREVE | 45 ANOS DA CONSTITUIÇÃO

Segundo e terceiro vídeos de uma série dedicada à Constituição.



DIMENSÃO PARLAMENTAR DA PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA




AQUISIÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Biblioteca Passos Manuel destaca as seguintes obras disponíveis online no catálogo:

Populações migrantes e covid-19: perceções sobre o impacto da pandemia

 

Resumo: O presente documento da Escola Nacional de Saúde Pública e da Universidade Nova analisa as perceções das comunidades migrantes sobre o impacto da pandemia Covid-19 nas suas condições de vida e de saúde em Portugal. Conclui que 55,8% dos migrantes considera ter sido afetado negativamente nos seus rendimentos mensais e 52,9% na sua situação laboral. Os dados mostram que 51,7% das mulheres referem estar em situação de desemprego ou a trabalhar a tempo parcial, comparativamente com 40,5% dos homens nessas condições. As mulheres migrantes são quem mais reporta um impacto negativo na sua situação laboral, financeira e alimentar, sobretudo as que têm um rendimento mensal inferior a 650€, menor nível de escolaridade e/ou em situação irregular.




Programa nacional para a promoção da alimentação saudável

 

Resumo: Neste programa, é apresentada a informação epidemiológica nacional mais recente relativa à área da alimentação, bem como uma descrição das principais atividades realizadas no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde em 2019/2020, bem como uma avaliação das metas de saúde.

A pandemia por covid-19 parece ter contribuído para uma alteração dos hábitos alimentares de grande parte da população nacional inquirida: 45,1% reportou ter mudado os seus hábitos alimentares e 41,8% refere ter mudado para pior.

De acordo com os dados do último Inquérito Nacional de Saúde disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos a 2019, 53,6% da população adulta portuguesa apresentava excesso de peso (pré-obesidade ou obesidade) e a obesidade afetava 1,5 milhões de pessoas (16,9%) em Portugal.

Consulte as novidades de publicações periódicas em periódicos correntes.