Comunicar | jan 2015
janeiro_15
CERIMÓNIA DE EVOCAÇÃO DO DIA DE MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

O Parlamento assinala o Dia de Memória do Holocausto (instituído em 2010 por Resolução da Assembleia da República) com uma cerimónia oficial, onde se inclui a inauguração de uma exposição e um momento musical. Realiza-se também a apresentação de uma peça de teatro. 
PROTOCOLO PARLAMENTO DOS JOVENS
8 de janeiro | 12h00 | Salão Nobre

Realiza-se no dia 8 de janeiro a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação da Assembleia da República com as entidades parceiras no programa Parlamento dos Jovens, que tem lugar no Salão Nobre do Palácio de S. Bento, às 12h00.

Este documento define os termos de cooperação e consolida as competências de cada entidade parceira, tendo em vista o desenvolvimento e a concretização desta iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE)

26 a 30 de janeiro | Estrasburgo


A delegação portuguesa à APCE participa na 1.ª parte da Sessão de 2015. Estão previstas, além dos trabalhos da Sessão Plenária, reuniões do Bureau, de Presidentes das Delegações Nacionais, das Redes de Parlamentares de Referência, Comissões, Subcomissões, Comité Misto e Grupos Políticos, entre outras.


Os principais assuntos em discussão são a situação humanitária na Ucrânia e a proteção da liberdade de imprensa.

Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Arábia Saudita
22 a 28 janeiro | Reino da Arábia Saudita

O GPA Portugal-Arábia Saudita desloca-se, em visita oficial, ao Reino da Arábia Saudita, entre 22 e 28 de janeiro. Esta visita surge na sequência de um convite do Grupo de Amizade Arábia Saudita-Portugal e daquele Parlamento (Majlis AlShura).
ATIVIDADE CULTURAL
Janeiras na Assembleia da República
7 janeiro | 18h30 (após plenário) | Salão Nobre

No final da sessão plenária cumpre-se a tradição de cantar as Janeiras à Presidente e aos Deputados da Assembleia da República. Os votos de ano novo são entoados, no Salão Nobre, pelo Grupo Folclórico de Irivo e por “Os Montanheses” de Capela, ambos do concelho de Penafiel.

Criado em 2011, o Rancho Folclórico de São Vicente de Irivo teve a primeira atuação em maio do ano seguinte, a que se seguiram espetáculos por todo o país, principalmente na região Norte. O reportório, composto por vozes e instrumentos tradicionais, é inspirado no cancioneiro nacional.

O grupo de cantares “Os Montanheses” foi fundado por volta de 1930 por lenhadores ligados à apanha da queiró, espécie de lenha abundante na zona. “Os Montanheses” cantam à capela e o seu reportório é original.
Campanha de sensibilização “Tricota esta ideia”
21 janeiro | 14h00 | Escadaria Nobre

Idosos de todo o país foram convidados a tricotar quadrados que, unidos, compõem uma manta, atualmente com cerca de 30 metros, a qual é exibida na escadaria exterior do Palácio de S. Bento no dia 21 de janeiro.

“Tricota esta ideia” é uma campanha de sensibilização, desenvolvida a nível nacional, com o objetivo de chamar a atenção para os direitos dos idosos, nomeadamente no campo da violência doméstica, bem como para a necessidade de elaborar legislação que venha a enquadrar comissões de proteção ao idoso e pessoas com demência. 
Exposição “Tradições minhotas certificadas”
28 a 30 janeiro | Piso 0

Realiza-se, na Assembleia da República, uma exposição de produtos artesanais portugueses, representativos da cultura popular minhota: lenços de namorados do Minho, olaria e o figurado de Barcelos, bordado de Guimarães e bordado de Viana do Castelo.

Esta mostra, organizada pela ADERE-MINHO – Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho, conta ainda com a participação de artesãos locais.

A exposição é inaugurada no dia 28 de janeiro, às 14h30.
CENTENÁRIO DA GRANDE GUERRA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
No âmbito da evocação da I Guerra Mundial pela Assembleia da República, têm lugar, dia 20, o Café História: “Portugal e a Grande Guerra: História e Memória” e a exibição do filme “Pontes de Sarajevo”. Continua patente até dia 31 a exposição “Portugal e a Grande Guerra”.
Café História: “Portugal e a Grande Guerra: História e Memória”
20 janeiro | 15h00 | Biblioteca

Nesta sessão-debate pretende-se lembrar a memória da presença portuguesa na I Guerra Mundial. Participam deputados, académicos, estudantes e cidadãos que se deslocaram ao Parlamento nos Dias da Memória para deixar testemunhos, entre outros convidados.
Exibição do filme “Pontes de Sarajevo”
20 janeiro | 18h30 | Centro de Acolhimento ao Cidadão

Pontes de Sarajevo” é uma obra coletiva que reúne curtas-metragens de 13 cineastas europeus, de diferentes origens e gerações, que apresentam a sua visão sobre Sarajevo e o que a cidade representou para a história europeia dos últimos 100 anos, desde o início da I Guerra Mundial.
Exposição “Portugal e a Grande Guerra”
Até 31 janeiro 2015 | Átrio Principal

A exposição “Portugal e a Grande Guerra” explora os factos mais marcantes da participação portuguesa na I Guerra Mundial (1914-1918) e o seu impacto na vida política, social e artística em Portugal. Esta exposição pode ser visitada até 31 de janeiro nos seguintes horários:

Dias úteis: 10h |11h |12h |14h |15h |16h* (visitas guiadas)

* Em caso de grupos organizados, é necessária marcação:
21 391 96 25 | cic.rp@ar.parlamento.pt

A evocação deste período histórico, pelo Parlamento, teve início no dia 7 de outubro com a realização do Colóquio “Portugal e a I Guerra Mundial (1914-1918)”, a que se seguiu a inauguração da exposição “Portugal e a Grande Guerra” e incluiu, ainda, a realização de uma iniciativa inédita em Portugal – os Dias da Memória.
ESCAPARATE
Aquisições Bibliográficas

Este mês destacam-se as seguintes obras:

Manual de direito da segurança e saúde no trabalho / Paula Quintas. - 3.ª ed. - Coimbra : Almedina, 2014.

Respublica Europeia : estudos de direito constitucional da União Europeia / Vital Moreira. - Coimbra : Coimbra Editora, 2014.

Os crimes de fraude e a corrupção no espaço europeu : actas do Simpósio realizado no dia 20 de Abril de 2013 / org. José de Faria Costa, Inês Fernandes Godinho, Susana Aires de Sousa. - 1.ª ed. - Coimbra : Coimbra Editora, 2014.

Consulte as restantes novidades de monografias em Escaparate.

As publicações estão disponíveis para consulta na Biblioteca da Assembleia da República.
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.