Comunicar | jun 2017
jun_17
ATIVIDADE LEGISLATIVA E FISCALIZAÇÃO POLÍTICA

Síntese da atividade legislativa e de fiscalização política do mês de maio. 
PARLAMENTÊS | TEXTO FINAL E TEXTO DE SUBSTITUIÇÃO

Após a discussão, votação e aprovação na generalidade de uma ou várias iniciativas legislativas sobre a mesma matéria, esta ou estas baixam à comissão parlamentar competente para efeitos de apreciação na especialidade. Votada(s) artigo a artigo, na especialidade, o texto resultante desta votação é o texto final feito pela Comissão que é submetido a votação final global no Plenário.

Após a discussão na generalidade de uma ou várias iniciativas legislativas sobre a mesma matéria, por iniciativa de um grupo parlamentar ou de dez Deputados e até ao anúncio da respetiva votação, pode ser pedida nova apreciação da(s) mesma(s), que, para esse efeito, baixa(m) novamente à Comissão. Esta fase de nova apreciação visa encontrar um texto de compromisso que possa incorporar as soluções apresentadas nas várias iniciativas legislativas em causa ou, quando exista apenas uma, que possa integrar soluções defendidas pelos grupos parlamentares não proponentes. Muitas vezes, o texto de substituição apresentado pela comissão concretiza um texto alternativo às próprias iniciativas legislativas originárias. Na maioria das vezes, quando é apresentado um texto de substituição, os autores das iniciativas legislativas originárias retiram-nas a favor daquele texto. Neste caso, o texto de substituição da Comissão é o único a ser apresentado para votação em Plenário, fazendo-se, em regra, sucessivamente, a respetiva votação na generalidade, especialidade e final global. Se o autor de alguma das iniciativas legislativas originárias entender não a retirar, são votados ambos os textos (projeto ou proposta de lei e texto de substituição) na mesma reunião plenária e, igualmente, sucessivamente nas três votações.
DOSSIÊ DE INFORMAÇÃO | PROCESSO DE ADOÇÃO

A Assembleia da República apresenta um dossiê de informação com um estudo comparado (15 países) do ato jurídico da adoção na ótica do seu processo, em especial dos tempos de espera e das entidades que o tramitam.
ATIVIDADE CULTURAL
Exposição de pintura "Plurais do branco"
até 2 junho | Andar Nobre

A Assembleia da República acolhe a exposição de pintura "Plurais do branco", de João Moniz.

A mostra artística inaugurou no dia 20 de abril, ficando patente nos corredores envolventes do Hemiciclo até 2 de junho, no seguinte horário:

Dias úteis - 10h30-12h30 | 15h00-17h30
Exposição "José Afonso – andarilho, poeta e cantor"
até 30 junho | Átrio Principal

Assinalando os 30 anos da morte de José Afonso, a Assembleia da República inaugurou, no dia 25 de abril, uma exposição documental de homenagem ao poeta e músico. A mostra foi originalmente apresentada em 1994, no âmbito da iniciativa Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura, sendo comissariada por Rogério Ribeiro e produzida pela Associação José Afonso.

Visitas guiadas - quartas e sextas às 11h00
Mais informações: 213919625 - 213919773 - 213919446
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.