Comunicar | jun 2016
jun_16
ATIVIDADE LEGISLATIVA E FISCALIZAÇÃO POLÍTICA

Síntese da atividade legislativa e de fiscalização política do Parlamento no mês de maio. 
PARLAMENTÊS | AS "MÃOS INVISÍVEIS"

Ao descrever os vários serviços da Assembleia da República, há explicações que se vão sedimentando no léxico parlamentar, na maior parte dos casos porque assumem uma proporção harmoniosa entre a descrição sintética da realidade e a informação do contributo que cada unidade orgânica oferece para o todo produzido diariamente pelo Parlamento.

A descrição de funções daqueles que, dentro da Divisão de Redação e Apoio Audiovisual, são responsáveis pelos conteúdos da I Série do Diário da Assembleia da República é, geralmente, acompanhada por uma explicação mais ou menos extensa da importância histórica do serviço (que existe como tal desde o início do parlamentarismo), da relevância deste trabalho para a atividade dos parlamentares, bem como para o dos estudiosos do parlamentarismo, da Sociologia e do Direito, para os operadores jurídicos ou ainda para os simples curiosos que gostam de acompanhar a vida política. 
ATIVIDADE CULTURAL
Exposição "A prova do tempo" | 40 anos de Constituição"
até 21 junho | dias úteis 10h00-17h00 | Átrio Principal

Comissariada por António Hespanha, Ivo Veiga e Maria Inácia Rezola, a exposição multimédia “A prova do tempo | 40 anos de Constituição” faz um balanço da prestação do texto constitucional desde a sua aprovação em 1976, refletindo sobre os desafios que se lhe colocam face a uma sociedade diferente daquela em que assentou o modelo político “estadual”. 
Sinos do antigo Mosteiro de São Bento da Saúde.
Exposição "O Mosteiro de São Bento da Saúde: de Casa Religiosa a sede do Parlamento"
até 21 outubro | Centro de Acolhimento ao Cidadão

A exposição "O Mosteiro de São Bento da Saúde: de Casa Religiosa a sede do Parlamento" assinala o 4.º centenário da utilização do edifício onde o Parlamento português está sediado. Durante os primeiros 219 anos, esteve afeto à Ordem de São Bento e foi designado como Mosteiro de São Bento da Saúde, tendo entrado em funções religiosas em 1615 e sido extinto em 1833. As suas funções laicas foram iniciadas em 1834 por determinação de D. Pedro IV, que nele instalou as duas Câmaras Parlamentares, à época (a dos Deputados e a dos Pares do Reino), sendo, então, denominado Palácio das Cortes. Recebendo diferentes designações e sofrendo várias adaptações estruturais em distintos tempos políticos, é hoje conhecido como Palácio de São Bento, em memória das suas origens.
Exposição de Etnobotânica
até 23 junho | Salão Nobre

A Assembleia da República acolhe uma exposição de artefactos etnobotânicos do Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja.

Dias úteis | 10h00-13h00, 15h00-18h00.
Exposição "Portugal e a Grande Guerra"
até 3 outubro | Museu Municipal de Vila Franca de Xira

A exposição "Portugal e a Grande Guerra", organizada pela Assembleia da República, está patente no Museu Municipal de Vila Franca de Xira.

Esta mostra explora os factos mais marcantes da participação portuguesa na I Guerra Mundial (1914-1918) e o seu impacto na vida política, social e artística em Portugal.
FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
até 13 junho | Parque Eduardo VII

A Assembleia da República está presente na 86.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, iniciativa na qual participa desde 2001.

Os livros e as promoções do dia são anunciados diariamente na página Parlamento Cultural do Facebook.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.