Comunicar | out 2015
outubro
_15
CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO
A PRIMEIRA MULHER A VOTAR EM PORTUGAL (1911)
Carolina Beatriz Ângelo, médica, republicana e sufragista, foi a primeira mulher a votar em Portugal, nas eleições realizadas para a Assembleia Nacional Constituinte, no dia 28 de maio de 1911.
CONSTITUINTE | 40 ANOS
Trabalhos da Assembleia Constituinte | agosto-outubro de 1975
Em pleno “Verão Quente”, o Parlamento refletia a violência política do país, com o extremar de posições entre os partidos que defendiam a “via revolucionária” (PCP, MDP/CDE, UDP) e aqueles que procuravam uma “via parlamentar” (PS, PSD, CDS).
PEÇA DO MÊS | MAQUETA PARA A ESTÁTUA DA REPÚBLICA
Maqueta para a Estátua da República, personificada no feminino e em idade jovem, representada de corpo inteiro, de frente e em contraposto, com barrete frígio (acessório atribuído à Liberdade desde o século XVIII, por confusão com o barrete pileu), toga clássica, clâmide e a Bandeira Nacional envolvendo a cintura e as pernas. Apoia a mão esquerda sobre o Escudo de Armas português e ergue uma tocha acesa na mão direita (elemento que em 1836 foi adjudicado por Auguste Dumont ao Génio da Liberdade francesa, e em 1886 por Frédéric Auguste Bartholdi à alegoria da Liberdade franco-americana, funcionando como símbolo da Luz prometeica e dos sentidos herméticos nela expressos, com os quais o autor da maqueta portuguesa estaria familiarizado, em virtude da sua colaboração na empreitada decorativa do Restaurante Abadia, no Palácio Foz). A figura insere-se num nicho arquitetónico que recria o espaço a ocupar pela obra final.
FLASH | ELEIÇÕES 1975
Há 40 anos, no dia 25 de abril de 1975, realizaram-se
eleições
para o primeiro Parlamento do período democrático.
O centro de escrutínio estava instalado na Fundação Calouste Gulbenkian.
Veja a reportagem fotográfica
.
Fotografias Miranda Castela, Arquivo Histórico Parlamentar.
Bernardino Machado à saída do Congresso da República.
FLASH | POSSE DE BERNARDINO MACHADO (1915)
Há 100 anos, a 5 de outubro de 1915, data do 5.º aniversário da implantação da República, Bernardino Machado tomava posse como Presidente da República no Parlamento.
Após o compromisso de honra, Bernardino Machado proferiu um
discurso
que terminou com “Viva a República Portuguesa!”, “correspondido, e muitas vezes repetido, com outras aclamações, pelos Srs. Congressistas e pelas galerias”.
Veja a reportagem fotográfica
.
Fotografias Joshua Benoliel, Arquivo Histórico Parlamentar e
Ilustração Portuguesa
, 11 de outubro de 1915.
A Capital
, 6 de outubro de 1915, Hemeroteca Digital.
Biblioteca Nacional Digital.
DITOS PARLAMENTARES
"Como cidadão nunca renunciei um direito, nem que me custasse a fazenda, a vida, a pátria: tenho-o provado nos cárceres, no exílio, na miséria...
Como súbdito nunca faltei a uma obrigação: e não menos duramente asselei a minha lealdade...
Como português, nem um pensamento leve, momentâneo, – chegou a cruzar-me ainda no cérebro, de que não possa vangloriar-me à face do mundo..."
Almeida Garrett
, 8 de fevereiro de 1840.
Aceda ao discurso na íntegra
.
Voltar ao início
Mais informações em:
www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.