Comunicar | nov 2017
nov_17
ELIMINAÇÃO DO SALÁRIO DO CARRASCO (1863)

Em junho de 1863 (1), na discussão na especialidade do orçamento do Ministério da Justiça, Aires de Gouveia (2) apresenta uma proposta para a eliminação do ofício e do salário do carrasco e uma outra para a abolição da pena de morte. 
Rússia. "Krasny Gigant", séc. XX, 32,5 x 14,5; diâm. base 9 cm. Cristal de chumbo e óxido de cobalto, n.º inv. MAR 1508.
PEÇA DO MÊS | JARRA

Jarra de cristal moldado, fabricada segundo a técnica do vidro doublé: sobre uma camada inicial de vidro transparente e incolor foi aplicada uma segunda camada de vidro azul que foi posteriormente lapidada e gravada, retirando a superfície exterior azul e criando os motivos decorativos na base de vidro incolor. De formato cilíndrico com estrangulamentos junto à base e ao rebordo, que é ondulado.

A decoração, de lapidação manual, desenvolve-se em cinco diferentes secções horizontais. Uma junto à base com facetas quadrangulares e três no bojo, a primeira de lapidação cruzada em forma de diamante a que se segue outra de facetas ovaladas e a terceira igualmente em forma de diamante rematada por trifólios. Esta decoração lapidada do bojo é interrompida por outra gravada numa das faces, com grande reserva em forma de escudo quadrangular com cantos inferiores arredondados e ponta ao centro, cujo campo é preenchido por três ramos de espigas dispostos na vertical e atados por fita com laçada. O escudo é envolto por grinalda entrançada com ornatos vegetalistas e fita com laçada, sob a qual três facetas ovaladas completam a decoração desta face. O colo é lapidado com uma faixa de facetas retangulares. A base é decorada por estrela de dezasseis pontas.
 
FLASH | TEATRO "O PESO DAS RAZÕES" (2009)

Em novembro de 2009, é apresentada na Biblioteca da Assembleia da República a peça de teatro "O peso das razões", pela Companhia Teatral Artistas Unidos, com texto de Nuno Júdice e encenação de Jorge Silva Melo.

O espetáculo evoca José Estêvão (1809-1862) e a sua época, inserindo-se no programa das comemorações do bicentenário do nascimento daquele orador parlamentar, organizado pela Assembleia da República, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro.

Ver imagens. Fotografias de Purezoom, Arquivo Histórico Parlamentar.
DITOS PARLAMENTARES

"Não há crimes de opinião; o único verdadeiro crime que pode cometer um homem, a falar, é o de dizer tolices. Por muito avançada que uma opinião seja, é necessário deixá-la expor livremente, porque, embora falsa na aparência, ela pode conter uma parcela de verdade, e, embora aparentemente perigosa, pode encerrar um princípio de justiça."

Brito Camacho, 6 de julho de 1908.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.