Comunicar | jun 2017
jun_17
CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRÉMIO NORTE-SUL
31 maio | Sala do Senado

O Prémio Norte-Sul 2016, do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, foi atribuído a Giuseppina Nicolini, Presidente da Câmara de Lampedusa (Itália), em reconhecimento do seu trabalho na área da proteção aos refugiados, e a Mbarka Brahmi, Deputada do Parlamento tunisino, pelo papel desempenhado na transição democrática da Tunísia. 
Sala do Senado, 9 de maio.
PARLAMENTO DOS JOVENS | RECOMENDAÇÕES
8 e 9 maio | Ensino secundário
22 e 23 maio | Ensino básico

Nas Sessões Nacionais do Parlamento dos Jovens, realizadas no passado mês de maio, foram aprovadas duas recomendações à Assembleia da República sobre os temas em debate nas duas edições (ensino básico e ensino secundário). 
ASSEMBLEIA NACIONAL DE CRIANÇAS E JOVENS
10 maio | Auditório António de Almeida Santos

A Assembleia Nacional de Crianças e Jovens, organizada no âmbito do Fórum Terra, teve como objetivo apresentar aos Deputados da Assembleia da República as opiniões de crianças e jovens sobre aquilo que desejam para Portugal e para o planeta.

No decorrer dos trabalhos foi ultimada a Carta Aberta de Compromisso para Portugal mais Consciente, Saudável e Feliz a Cuidar da Casa Comum, a ser entregue a líderes políticos, institucionais e religiosos.
CAFÉ DE CIÊNCIA - SUSTENTABILIDADE URBANA
10 maio | Salão Nobre

Esta edição do Café de Ciência promoveu um debate entre deputados, investigadores, agentes económicos e a sociedade civil sobre a sustentabilidade urbana em Portugal.

O Café de Ciência é uma iniciativa conjunta da Comissão de Educação e Ciência e da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em parceria com o Conselho dos Laboratórios Associados.

Reportagem do Canal Parlamento | Gravação vídeo
VOTO DE SAUDAÇÃO A SALVADOR E LUÍSA SOBRAL
19 maio

O Plenário aprovou, por unanimidade, um voto de saudação pela vitória de Salvador e Luísa Sobral no Festival da Eurovisão, em Kiev, Ucrânia.

Salvador e Luísa Sobral foram recebidos na Assembleia da República pelo Presidente Eduardo Ferro Rodrigues, na sequência da vitória no Festival da Eurovisão, em Kiev, na Ucrânia. Participaram ainda no encontro o Presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, e o Vogal do mesmo Conselho, Nuno Artur Silva.

Ver imagens.
FÓRUM PARLAMENTAR LUSO-ESPANHOL
21 e 22 maio | Vila Real

O Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, encontro que se realiza desde 2009, tem como objetivo contribuir para o conteúdo substantivo das cimeiras governamentais, procedendo simultaneamente ao balanço e à avaliação anual das relações bilaterais entre Portugal e Espanha.

A edição de 2017 teve como temas principais "Portugal e Espanha na Europa – Desafios Comuns e Cooperação Transfronteiriça: Ambiente, Energia e Infraestruturas" e contou, na sessão de abertura, com intervenções do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, da Presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Ana Pastor, do Embaixador Francisco Seixas da Costa e do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Fernando Freire de Sousa.

Mais informações.
COLÓQUIOS E CONFERÊNCIAS
Conferência "Voto eletrónico para todos os portugueses"
16 maio | Auditório António de Almeida Santos

A Assembleia da República acolheu a conferência "Voto eletrónico para todos os portugueses”, da iniciativa da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação, em colaboração com o movimento cívico "Também somos Portugueses".
Conferência parlamentar "Intervenção precoce e inclusão"
17 maio | Sala do Senado

O Grupo de Trabalho da Educação Especial da Comissão de Educação e Ciência organizou uma conferência sobre a intervenção precoce na infância para a inclusão.

Aceda à gravação vídeo.
Palestra sobre o arquiteto Miguel Ventura Terra
17 maio | Biblioteca

A Assembleia da República acolheu uma palestra sobre o arquiteto Miguel Ventura Terra, da iniciativa da Associação Ventura Terra e do Fórum Cidadania Lx, que contou com intervenções de José Manuel Fernandes, Maria Calado e Margarida Acciaiuoli.

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, presidiu à sessão de abertura.
Conferência "Ciberdefesa: o desafio no século XXI"
24 maio | Sala do Senado

A Comissão de Defesa Nacional organizou uma conferência subordinada ao tema da ciberdefesa, com oradores nacionais e estrangeiros.

Aceda à gravação vídeo.
Seminário sobre assédio moral e sexual no local de trabalho
29 maio | Auditório António de Almeida Santos

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego promoveu uma sessão de apresentação de um estudo relativo ao projeto "Assédio sexual e moral no local de trabalho".

O projeto teve como objetivos fazer um diagnóstico e a caracterização do assédio sexual e moral no mercado de trabalho em Portugal; sensibilizar para o problema do assédio no local de trabalho e trocar experiências e boas práticas, nesta matéria, entre Portugal e a Noruega.
X Conferência "Crianças Desaparecidas"
30 maio | Auditório António de Almeida Santos

A Assembleia da República acolheu a X Conferência "Crianças Desaparecidas", da iniciativa do Instituto de Apoio à Criança.

A conferência centrou-se nas medidas de natureza jurídica e humanitária para o acolhimento dos refugiados, com especial menção para as crianças não acompanhadas. Incluiu ainda a exibição do filme "A boa mentira", do realizador Phillipe Falardeau, sobre a vida destas crianças nos campos de refugiados.
Conferência "Limitação de mandatos: o impacto nas finanças locais e na participação eleitoral"
30 maio | Biblioteca

A conferência "Finanças locais e limitação dos mandatos", da iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos, apresentou os resultados de um estudo, coordenado por Francisco Veiga e Linda Veiga (Universidade do Minho), sobre os efeitos da limitação dos mandatos nos ciclos político-económicos, no volume da despesa pública, nos impostos locais, nos saldos da execução orçamental e no endividamento local.
Sessão Solene Comemorativa do Dia Nacional das Coletividades
31 maio | Auditório António de Almeida Santos

A Assembleia da República acolheu uma sessão comemorativa do Dia Nacional das Coletividades, da iniciativa da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), subordinada ao tema "A revisão da legislação associativa". 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Visita do Presidente da República de São Tomé e Príncipe
10 maio

O Presidente da Assembleia da República recebeu o Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Evaristo do Espírito Santo Carvalho, no quadro da visita oficial que realizou a Portugal.

Reportagem do Canal Parlamento | Fotografias
Visita do Presidente da República do Paraguai
11 maio

O Presidente da República do Paraguai, Horácio Cartes, no âmbito da visita oficial que efetuou a Portugal, foi recebido na Assembleia da República pelo Presidente Eduardo Ferro Rodrigues.

Reportagem do Canal Parlamento | Fotografias
Visita do Presidente da República do Tartaristão
30 maio

O Presidente da Assembleia da República recebeu, em audiência, o Presidente da República do Tartaristão (Federação Russa), Rustam Minnikhanov, no âmbito da visita de trabalho que realizou a Portugal.

Fotografias
ATIVIDADE CULTURAL
Apresentação da obra "António Arnaut - Biografia"
23 maio | Biblioteca

A Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e o Museu da Farmácia organizaram uma cerimónia de apresentação da obra "António Arnaut - Biografia", de Luís Godinho e Ana Luísa Delgado, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Museus.

A apresentação do livro esteve a cargo do Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo), José Robalo.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.