jun_17
PARLAMENTO DOS JOVENS | RECOMENDAÇÕES
8 e 9 maio | Ensino secundário
22 e 23 maio | Ensino básico

Nas Sessões Nacionais do Parlamento dos Jovens, realizadas no passado mês de maio, foram aprovadas duas recomendações à Assembleia da República sobre os temas em debate nas duas edições (ensino básico e ensino secundário).


O Plenário dos jovens do ensino secundário, realizado no dia 9 de maio, aprovou uma recomendação com dez medidas no âmbito do tema: "A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local".

Aceda à reportagem vídeo e às gravações da sessão plenária (parte 1 e parte 2).

No Plenário da edição do ensino básico, no dia 23 de maio, sob o tema "Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!", os participantes apresentaram e votaram uma recomendação que inclui propostas de alteração do texto constitucional.

Aceda às gravações da sessão plenária (parte 1 e parte 2).

As recomendações aprovadas pelos jovens deputados são analisadas pela Comissão de Educação e Ciência e as medidas tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares neste âmbito são anualmente publicadas na página da Internet do Parlamento dos Jovens.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que procura incentivar o seu interesse pela participação cívica e política, através da promoção do debate democrático em torno de temas da atualidade de particular interesse para os jovens.

Os temas em debate anualmente são propostos pelos jovens participantes na edição anterior do Parlamento dos Jovens e submetidos à consideração da Comissão de Educação e Ciência, que delibera sobre quais os assuntos a abordar no programa do ano seguinte.

Aceda ao site e à página do Facebook do Parlamento dos Jovens.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.