jan_17
Pintura a óleo sobre tela, José Rodrigues de Carvalho (1828-1887), 1866, 310 x 226,5 cm, n.º inv. MAR 14. Fotografia de Eduardo Gageiro.
PEÇA DO MÊS | RETRATO RÉGIO DE D. LUÍS I

Retrato de D. Luís I (1838-1889) – 32.º e antepenúltimo Rei de Portugal (4.ª Dinastia, ou Dinastia de Bragança) –, pintado a óleo sobre tela por José Rodrigues, em 1866.

O monarca surge de corpo inteiro, trajando farda de Generalíssimo e manto de veludo vermelho forrado de arminhos, ostentando banda e comenda das Três Ordens Militares, grande colar da Torre e Espada, placa da Ordem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa e colar do Tosão de Ouro, e segurando luvas e chapéu armado na mão direita. Central e iluminada, a figura do soberano destaca-se numa composição perpassada pelos valores estéticos do Romantismo, introduzido em Portugal por D. Fernando II, pai de D. Luís; o interior palaciano, onde se prefigura um cenográfico dossel de veludo carmim e os habituais atributos régios (trono, coroa, ceptro e livro – a Carta Constitucional retomada em 1842, com o Ato Adicional de 1852 – sobre uma almofada), abre-se para o exterior e deixa vislumbrar, à esquerda, um ínfimo trecho de paisagem com céu crepuscular e agitado. Este retrato lembra o de Napoleão III, pintado por Franz Xaver Winterhalter em 1855, exposto no Museo Napoleonico (Roma).


Sendo um retrato institucional, não deixa transparecer a personalidade afável e o trato educado de D. Luís, que lhe valeu o cognome O Popular, nem a sua vasta cultura e sensibilidade artística. Pelo propósito, remete mais para a vertente política do seu reinado, que se distinguiu pela abolição da pena de morte e da escravatura e pela publicação do primeiro Código Civil.

Esta obra foi executada para a Sala da Câmara dos Pares do Reino (redesignada Sala do Senado após a implantação da República), erigida sob projeto de Jean-François Colson e inaugurada em janeiro de 1867, exatamente há 150 anos.

Ver também Antes e Depois | Sala do Senado (1867 | 2017).
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.