dez_15
"Sol enganador", II, 1998, de Rui Serra, técnica mista.
Cerimónia de 2014, Salão Nobre. O Prémio foi atribuído ao IAC - Instituto de Apoio à Criança.
PRÉMIO DIREITOS HUMANOS
10 dezembro | 12h00 | Salão Nobre

A Assembleia da República assinala o Dia Nacional dos Direitos Humanos com a cerimónia de entrega do Prémio Direitos Humanos e de atribuição da medalha de ouro comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Prémio Direitos Humanos foi criado em 1998, ano em que se comemorou o 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e é pecuniário, no montante de 25 mil euros.

Destina-se a reconhecer e distinguir o alto mérito da atividade de organizações não governamentais ou original de trabalho literário, histórico, científico, jornalístico, televisivo ou radiofónico, divulgados em Portugal entre 1 de julho do ano anterior e 30 de junho do ano da atribuição, que contribuam para a divulgação ou o respeito dos direitos humanos, ou ainda para a denúncia da sua violação, no país ou no exterior, da autoria individual ou coletiva de cidadãos portugueses ou estrangeiros.


A medalha de ouro comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos destina-se a galardoar personalidades, nacionais ou estrangeiras, que se tenham distinguido na defesa dos direitos humanos.

A decisão sobre a atribuição do Prémio e da medalha comemorativa será anunciada no portal da Assembleia da República.

Veja também a reportagem fotográfica sobre a primeira edição da cerimónia de atribuição do Prémio Direitos Humanos, em 1999.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.