setembro_14
ATIVIDADE LEGISLATIVA E FISCALIZAÇÃO POLÍTICA

Síntese da atividade legislativa e de fiscalização política do Parlamento no mês de agosto e até 14 de setembro (termo da 3.ª sessão legislativa da XII legislatura)

No referido período de tempo foram devolvidos pelo Presidente da República os seguintes Decretos da Assembleia da República, objeto de veto por inconstitucionalidade:

Decreto n.º 262/XII - Cria a contribuição de sustentabilidade e ajusta a taxa contributiva dos trabalhadores do sistema previdencial de segurança social e do regime de proteção social convergente, procedendo à oitava alteração ao Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social, aprovado pela Lei n.º 110/2009, de 16 de setembro, à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 137/2010, de 28 de dezembro, à décima segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 347/85, de 23 de agosto, e alterando ainda o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 394-B/84, de 26 de dezembro.

Decreto n.º 264/XII - Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão no prazo máximo de quatro anos. Este último foi reapreciado no dia 2 de setembro, tendo sido aprovadas alterações ao texto inicial, dando origem ao Decreto n.º 275/XII.

Neste mesmo período foram igualmente aprovados o Projeto de Resolução n.º 1089/XII/3.ª (PS), que "Recomenda ao Governo um conjunto de orientações em torno da atualização da Estratégia Nacional para as Florestas", e o texto final da Proposta de Lei n.º 244/XII/3.ª (GOV), que "Procede à segunda alteração à Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro (Orçamento do Estado para 2014)". 

Parecer técnico ao segundo Orçamento Retificativo
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental é uma unidade especializada que funciona sob orientação da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, prestando-lhe apoio na elaboração de estudos e documentos de trabalho técnico sobre a gestão orçamental e financeira pública. No âmbito das suas competências, a UTAO elaborou um parecer técnico ao segundo Orçamento Retificativo de 2014.

Compilação legislativa sobre imigração
O Grupo de Trabalho para a Consolidação Legislativa, constituído por Deputados de todos os grupos parlamentares, concluiu recentemente uma compilação legislativa na área da imigração, disponível no sítio da Assembleia da República.

Existem, no ordenamento jurídico português, a propósito de diferentes matérias, normas específicas para os cidadãos estrangeiros, que se encontram integradas em regimes jurídicos próprios, com princípios genéricos e uma unidade sistémica própria. 

O Grupo de Trabalho fez o levantamento legislativo do conjunto de normas aplicáveis aos cidadãos estrangeiros, tomando por base as regras integradas em leis e, relativamente a matérias que considerou mais úteis ou de maior impacto no universo a que se destinam, em decretos-leis. Pretende-se, assim, facilitar o acesso ao Direito e criarem-se condições para que, de um modo mais fácil, os destinatários das regras as conheçam e utilizem, prosseguindo assim o Parlamento uma política de melhoria da qualidade legislativa.



Comissões

Semana de 4 a 8 de agosto
• A Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública recebeu o Governador do Banco de Portugal, para discutir a solução apresentada para resolução da situação do Banco Espírito Santo/Novo Banco.

Semana de 25 a 29 de agosto
• A Comissão Parlamentar de Inquérito aos Programas relativos à Aquisição de Equipamentos Militares (EH-101, P-3 Orion, C-295, torpedos, F16, Submarinos, Pandur II) recebeu, em audição, Rogério Pereira Rodrigues, ex-Secretário-Geral do Ministério da Defesa Nacional; Luís Horta e Costa, ex-Presidente do Conselho de Administração da ESCOM; Hélder Bataglia, Presidente do Conselho de Administração da ESCOM;  Luís Manuel de Lorena Costa, consultor em Portugal dos industriais DCN/Thales/DCNI, da EADS CASA/Airbus Military e da Europcopter; Sérgio Parreira de Campos, ex-Presidente do Conselho de Administração da EMPORDEF;  Major General Luís Sequeira, ex-Secretário-Geral do Ministério da Defesa Nacional; Filipe Mesquita Soares Moutinho, ex-Presidente da SUNVIAUTO – Indústria de Componentes Automóveis; Gustavo Alves Madeira, Secretário-Geral do Ministério da Defesa Nacional; Vice-Almirante Carlos Viegas Filipe, ex-Diretor-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa; e Ana Gomes, Deputada ao Parlamento Europeu. 

Semana de 1 a 5 de setembro
• A Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação recebeu em audição António Maria Feijó, Ana Lourenço, Maria Simonetta Afonso, Diogo Homem de Lucena e Álvaro Cordeiro Dâmaso, na qualidade de membros indigitados para o Conselho Geral Independente (CGI) da RTP. 
• A Comissão Parlamentar de Inquérito aos Programas relativos à Aquisição de Equipamentos Militares (EH-101, P-3 Orion, C-295, torpedos, F16, Submarinos, Pandur II) realizou audições com Fernando Jorge da Costa Gonçalves, ex-membro da Comissão Executiva da ACECIA – Agrupamento de Empresas; com o Major-General Manuel Gravilha Chambel, Diretor-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa; com José Pedro Sá Ramalho, Presidente do Conselho de Administração da ACECIA; com Miguel Horta e Costa, ex-consultor da ESCOM; com Jorge Miranda, ex-responsável da IPETEX; e com Hans-Dieter Mühlenbeck, da MAN-Ferrostaal.

Semana de 8 a 12 de setembro
• A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias recebeu, em audição, a Ordem dos Advogados, o Conselho Superior do Ministério Público e o Conselho Superior da Magistratura, no âmbito do Grupo de Trabalho encarregue de estudar as implicações legislativas decorrentes da Ratificação da Convenção de Istambul, designadamente em relação à mutilação genital feminina, assédio sexual, violação e coação sexual, casamento forçado e stalking (crime de perseguição).
• A Comissão de Assuntos Europeus ouviu, em audição, o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus e reuniu com o Ministro dos Assuntos Europeus e Chefe Negociador da República da Turquia para troca de impressões sobre a estratégia de adesão da Turquia à União Europeia.
• A Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública realizou uma audição com o Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento no quadro da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 244/XII, que "Procede à segunda alteração à Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro (Orçamento do Estado para 2014)".
• A Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local ouviu, em audição, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, e a Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação realizou uma audição com o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, no âmbito das audições regulares contempladas no Regimento da Assembleia da República. 
• Por sua vez, a Comissão Parlamentar de Inquérito aos Programas Relativos à Aquisição de Equipamentos Militares (EH-101, P-3 Orion, C-295, torpedos, F-16, submarinos, Pandur II) reuniu com Jurgen Adolff, ex-cônsul honorário de Portugal em Munique; com Bernardo Carnall, ex-Secretário-Geral do Ministério da Defesa Nacional; com Francisco Pita, Presidente da Fabriequipa; com Rui Paulo Moura Santos, Diretor da Inapal Plásticos; com José de Jesus Mendes Medeiros, Comportest/Empresa Manuel Conceição Graça; com António Lavrador Alves Jacinto, IPETEX; com o Comandante Gil Corrêa Figueira, na qualidade de representante da MAN Ferrostaal; e com Henrique Neto, ex-responsável da Iberomoldes.
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.