Maio | Votações em Plenário
As sessões plenárias foram interrompidas por uma semana, no período da campanha eleitoral para o Parlamento Europeu.
Durante o mês de maio, em sede de reunião do Plenário, foram apreciadas e submetidas a votação diversas iniciativas, nomeadamente:
-
Projetos de resolução, na maioria dos casos, recomendações ao Governo;
-
Propostas de resolução no âmbito das relações internacionais (versando sobre acordos e convenções internacionais); e
-
Projetos e propostas de lei.
Entretanto, foram submetidos a votação, na generalidade, 15 projetos de lei apresentados pelos diferentes Grupos Parlamentares e 11 propostas de lei, apresentadas pelo Governo, dos quais foram aprovados 11 projetos de lei, nomeadamente sobre a
alteração da lei de enquadramento orçamental e atribuição de competências à Assembleia da República para aprovação das Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, baixando às comissões competentes para a discussão na especialidade. Neste âmbito da votação na generalidade, foram aprovadas todas as propostas de lei apresentadas e, registou-se, igualmente, a aprovação de um requerimento de nova baixa à comissão parlamentar competente em razão da matéria, sem votação e para nova apreciação, de três projetos de lei sobre seguros e acesso ao crédito para habitação por parte de pessoas com deficiência.
Votações finais globais
Foram aprovados os seguintes textos finais em votação final global que, sendo promulgados pelo Presidente da República, darão origem a novas leis:
A fiscalização política do Governo e da Administração Pública é uma das competências mais importantes do Parlamento, sendo pedra de toque do sistema de separação e interdependência de poderes consagrado na Constituição portuguesa. Essa fiscalização é feita quer em Plenário, quer na Comissões Parlamentares.
Plenário
-
No dia 9, realizou-se um
debate quinzenal com a presença do Primeiro-Ministro. O debate foi iniciado por Pedro Passos Coelho, que escolheu como tema de intervenção a conclusão do programa de assistência económica e financeira a Portugal.
-
No dia 30, foi debatida e votada a
moção de censura apresentada pelo PCP, intitulada “Travar a política de exploração e empobrecimento – construir uma política patriótica e de esquerda”, tendo sido rejeitada.
Comissões
Nas Comissões Parlamentares foram ouvidos em audição diversos membros do Governo e outras entidades. O Regimento da Assembleia da República contempla a vinda dos ministros pelo menos quatro vezes por cada sessão legislativa, em sede de comissão.
Semana de 5 a 9 de maio
-
-
-
-
-
-
A
Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ouviu o Almirante Victor Manuel Gonçalves de Brito, na qualidade de ex-Presidente do Conselho de Administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo de julho a setembro de 2010 e Carlos Alberto Veiga Anjos, ex-Presidente do Conselho de Administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo de setembro de 2010 a junho de 2011. Recebeu, ainda, em audição, o atual Conselho de Administração dos mesmos Estaleiros.
-
Semana de 12 a 16 de maio
- A Comissão para a Ética, a Cidadania e Comunicação recebeu em audição o Presidente do Conselho de Administração da Rádio e Televisão de Portugal, na sequência de um requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda.
- A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias recebeu a Ministra da Justiça. Paula Teixeira da Cruz veio, em sede de comissão, prestar esclarecimentos sobre a área que tutela, de acordo com as visitas regulares previstas no Regimento da Assembleia da República.
- A Comissão de Segurança Social e Trabalho reuniu para ouvir o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, no âmbito do Regimento da Assembleia da República.
- A Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana de Castelo ouviu Carlos Alberto Viveiros Reis, Presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline.
Semana de 26 a 30 de maio
- A Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local ouviu o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.
- A Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública recebeu, no âmbito da audição anual das entidades reguladoras, o Presidente da Autoridade da Concorrência e o Governador do Banco de Portugal.
- A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias recebeu a Procuradora-Geral da República. Joana Marques Vidal foi ouvida no âmbito da apreciação, na especialidade, da Lei Tutelar Educativa. A Comissão recebeu ainda em audição o Ministro da Administração Interna.
- A Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas recebeu em audição o Ministro dos Negócios Estrangeiros.
- A Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ouviu António Martins Iglésias, ex-Técnico dos Estaleiros, e o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa.