Bloco de Esquerda ASSEMBLEIA DA REPUBLICA
Expeca - se
REQUERIMENTO ~ Nimero 1/ xvi( 1 & -El Publique - se
[ ] PERGUNTA Ntmero I 2024-04-15
O Secretéario da Mesa
Germana  9rN g
Rocha (Assinatura

. lificad:
(Assinatura  She' 50504 15
Quallflcada) ]é5141153 +01:00
cason
Location:

Assunto: Informagdes relativas a aquisicdo dos jornais "Sol" e "i" e as suas alegadas ligacGes a
fundos associados ao Governo da Hungria e ao partido de Viktor Orban

Destinatario: Entidade Reguladora para a Comunicagdo Social (ERC)

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da Republica

De acordo com uma investigacdo do Expresso com o Direkt36 e o Le Monde, baseada em
documentos confidenciais, um fundo detido a 100% pelo Estado hungaro investiu 45 milhdes de
euros na compra da Euronews. A operacdo terd sido feita de forma indireta, através da
capitalizacdo do European Future Media Investment Fund (EFMI) para comprar a cadeia de
televisao europeia.

A relacado entre Viktor Orban, primeiro ministro da Hungria desde 2010, e o pai de Pedro Vargas
David, dono e CEO da Alpac Capital, tera tido influéncia nesta operacédo. Mario David, pai do
dono da empresa de gestdo de capitais de risco, foi eurodeputado do PSD e conselheiro do
ultraconservador Viktor Orban.

A investigacao jornalistica afirma taxativamente que os documentos que analisaram “mostram
que a empresa do principal produtor de propaganda para o governo de Orban, a New Land
Media, de Gyula Balasy, emprestou 12,5 milhdes de euros a uma subsidiaria hingara da Alpac
Capital para que esta investisse ela propria no EFMI, significando que pelo menos 57,5 milh&es
de euros com ligacdes claras ao primeiro-ministro [Viktor Orban] foram injetados na Euronews”.

E importante referir que esta operacdo que permitiu a Pedro Vargas David tomar controlo da
Euronews, realizada em julho de 2022, coincidiu no tempo com a compra dos jornais
portugueses “Nascer do Sol” e “i” por parte do CEO da Alpac Capital e do seu s6cio minoritario
Luis Santos, o filho do treinador de futebol Fernando Santos.

Para o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda é motivo de preocupacado que dois jornais
portugueses sejam controlados pela holding, com sede no Dubai, através da qual a Alpac
Capital tem participagdo na Euronews. As alegadas ligagGes ao governo ultraconservador da
Hungria e aos seus instrumentos de propaganda sdo um risco para a independéncia da
imprensa em Portugal e na Europa. E importante recordar que, por mais do que uma vez, a
Unido Europeia moveu processos contra o Governo da Hungria. As raz6es destes processo
incluem legislacdo e a¢des do Governo hingaro que tém resultado em interferéncias na



comunicacao social, silenciamento de opositores politicos e condicionamento da liberdade da
academia e dos movimentos sociais. Acresce que, ao longo dos anos, investigacfes
jornalisticas e relatérios de organizagdes da sociedade civil hdingara e internacionais tém
denunciado esquemas de controlo da comunica¢ado social por parte do Governo de Viktor
Orban.

Por estas raz6es, em nome da liberdade de imprensa e da garantia da independéncia dos
O6rgdos de comunicacédo social, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda pretende ver
esclarecidas as seguintes questdes:

1. A ERC tem conhecimento da alegada interferéncia do Governo hingaro e de pessoas ligadas
ao partido de Viktor Orban na compra da Euronews?

2. A ERC tem conhecimento de interferéncias que Governo hilngaro e pessoas ligadas ao
partido de Viktor Orban possam ter tido na compra dos jornais "Sol" e "i"?

3. Que medidas ira tomar a ERC para o esclarecimento desta situacdo e para impedir
interferéncias obscuras, através de fundos pouco transparentes, na imprensa portuguesa?

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposi¢des constitucionais e regimentais aplicaveis, o
Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio requerer a Entidade Reguladora
para a Comunicacédo social que nos remeta informacéao relativa a aquisi¢cdo dos jornais "Sol" e "i"
e as suas alegadas ligag6es com fundos associados ao Governo da Hungria.

Palacio de Sado Bento, 12 de abril de 2024

Deputado(a)s

JOANA MORTAGUA(BE)

Nos termos do Despacho n.° 1/XIII, de 29 de outubro de 2015, do Presidente da Assembleia da Republica, publicado no DAR, Il S-E, n.° 1, de 30 de outubro
de 2015, a competéncia para dar seguimento aos requerimentos e perguntas dos Deputados, ao abrigo do artigo 4.° do RAR, esta delegada nos Vice-
Presidentes da Assembleia da Republica.



	topmostSubform[0]: 
	Page1[0]: 
	Requerimento[0]: 
	txtRequerimento[0]: X
	txtNrRequerimento[0]: 1
	txtLegRequerimento[0]: XVI
	txtSessaoRequerimento[0]: 1
	txtTipoRequerimento[0]: - EI

	Pergunta[0]: 
	txtPergunta[0]: 
	txtNrPergunta[0]: 
	txtLegPergunta[0]: 
	txtSessaoPergunta[0]: 

	ColunaMesa[0]: 
	txtDataMesa[0]: 2024-04-15
	#field[1]: 

	Assunto[0]: 
	txtAssunto[0]: Informações relativas à aquisição dos jornais "Sol" e "i" e às suas alegadas ligações a fundos associados ao Governo da Hungria e ao partido de Viktor Orbán
	txtDestinatario[0]: Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC)

	txtTexto[0]: 
	txtAutor[0]: 


		2024-04-12T17:02:06+0100
	Gustavo Behr (Assinatura Qualificada)


		2024-04-15T15:41:53+0100
	Germana Rocha (Assinatura Qualificada)


		2024-04-16T09:42:19+0100
	Florinda Veiga (Assinatura Qualificada)


		2024-04-12T17:02:16+0100
	Unknown signer 61525b9fc8b2ce65770c80228b66ff1dcd4d84ba


		2024-04-15T15:41:57+0100
	Unknown signer aa075ad6d687fce2291e1f8fb80e0c9a9d8da576


		2024-04-16T09:42:23+0100
	Unknown signer 05930f2dbd9a09c41eb9b08abafbb96ce8628c1f




