até 30 de novembro | Casa do Parlamento - Centro Interpretativo
Com esta exposição de pintura, o artista plástico Carlos Farinha pretende alertar para as problemáticas contemporâneas que assolam o mundo e comprometem a liberdade: as alterações climáticas, desigualdade de género, guerra, corrupção, desinformação e a crise dos refugiados, entre outras constantes ameaças à Democracia.
As obras de Mr. Hope - Des.Ordem dos dias são uma forma de o autor questionar «para onde vamos e que mundo queremos», numa exposição inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Patente até dia 30 de novembro na Casa do Parlamento - Centro Interpretativo: Rua de São Bento n.º 148-150 (em frente à Assembleia da República).
A entrada é gratuita e os horários são os seguintes:
Visitas livres: segunda-feira a sábado | 10h00 - 18h00 (última entrada às 17h00)
Visitas guiadas pelo autor (mediante marcação):
16 de novembro | 15h30
18 e 25 de novembro | 14h45
Os horários podem ter de ser adaptados em função dos trabalhos parlamentares.
Marcações e outras informações: 21 391 9414 | cip.educativo@ar.parlamento.pt
até 29 de novembro | Piso nobre do Palácio de São Bento
A exposição Liberdade, de Carlos Farinha, é constituída por 14 pinturas que retratam personalidades, acontecimentos e situações relacionadas com a liberdade conquistada com a Revolução de 25 de Abril de 1974.
Inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a exposição pretende transmitir a visão poética do autor sobre os acontecimentos marcantes da história recente.
A exposição está patente até dia 29 de novembro, com entrada gratuita, nos seguintes horários:
Visitas livres:
segundas e terças 10h00-17h00
quartas e quintas 10h00-13h00
sextas 14h00-17h00
Visitas guiadas pelo autor (mediante marcação): 18 e 25 de novembro | 15h30
Os horários podem ter de ser adaptados em função dos trabalhos parlamentares.
Marcações e outras informações: dmc.correio@ar.parlamento.pt
27 de novembro | 14h00 | Livraria Parlamentar
A Livraria Parlamentar assinala o 10.º aniversário da Elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade, assim reconhecido pela Unesco em 2014, com a atuação do Grupo Coral Vindimadores da Vidigueira.
a partir de 15 de novembro | Salão Nobre
Constituída por três entradas temáticas – Referências, Viagens e Aulas –, esta exposição sintetiza a vida e obra do arquiteto Fernando Távora e procura retratar a personagem, o seu método de trabalho, a forma como as suas aulas foram fundamentais para sucessivas gerações de estudantes entenderem o que é a Arquitetura e qual o seu exercício profissional.
“Fernando Távora. Pensamento livre” foi o projeto central do programa de celebrações do centenário do nascimento do reconhecido arquiteto português, que projetou a ampliação do Parlamento para o seu Novo Edifício, inaugurado em 1999 e que se situa junto à fachada lateral do Palácio de São Bento.
A exposição está patente a partir de 15 de novembro, no Salão Nobre, e o catálogo encontra-se à venda na Livraria Parlamentar.
Visitas livres: segundas, terças e sextas | 15h00
Entrada livre e gratuita (por marcação): 213 917 101 | dmc.correio@ar.parlamento.pt
Os horários podem ter de ser adaptados em função dos trabalhos parlamentares e prevêem-se visitas com os curadores, anunciadas oportunamente.
14 de novembro | 14h00 | Livraria Parlamentar
Esta Pausa na Livraria conta com a biblioterapeuta, Sandra Barão Nobre, autora do livro “Ler para Viver – Como a biblioterapia pode melhorar as nossas vidas”, para explicar o valor terapêutico da palavra e das histórias, bem como o que é a biblioterapia, como funciona, como pode pôr-se em prática e quais são os seus benefícios.
6 de novembro
Esta Pausa na Livraria prestou homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, que a 6 de novembro celebraria o 105.º aniversário do seu nacimento.
A iniciativa contou com a participação dos declamadores Ana Paula Jardim, Bé Rodrigues, Carlos Campos, Gonçalo Salvado, Luiza Madeira e Sissi Bispo, dos músicos João Afonso e Rogério Pires e dos administradores da página "Quem lê Sophia de Mello Breyner Andresen", Lília Tavares e Carlos Campos.
24 de outubro
O Presidente da Assembleia da República (PAR), José Pedro Aguiar Branco, participou na III Cimeira da Plataforma Internacional para a Crimeia, em Riga, na Letónia, onde abordou as violações dos direitos humanos e ressalvou a importância da integridade territorial da Ucrânia e da Crimeia.
Perante representantes de cerca de 40 delegações parlamentares de diferentes países, o PAR referiu que «a narrativa e a influência russa continuam a espalhar-se para sul» e que em Portugal se reconhece «o custo de conquistar e manter democracias»: «prezamos a liberdade que conquistámos após a Revolução dos Cravos. Talvez isso explique o facto de um país como Portugal, na parte mais ocidental da Europa, com fronteiras estáveis há muitos séculos, nunca ter duvidado da importância de apoiar a Ucrânia. Houve - e continua a haver - amplo consenso entre as diferentes forças políticas representadas no Parlamento relativamente ao apoio à Ucrânia».
Durante a sua estadia em Riga, o PAR encontrou-se com a sua homóloga da Letónia, Daiga Mierina, e convidou o seu homólogo ucraniano, Ruslan Stefanchuk, a visitar Portugal em janeiro.
23 de outubro
A Assembleia da República assinalou o 10.º aniversário de elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco, com uma atuação musical pelos grupos “Coral de Ourique” e “Cantares de Évora”, no Átrio Principal do Palácio de São Bento.
Segundo a Comissão Nacional da UNESCO, o Cante «constitui um aspeto fundamental da vida social das comunidades alentejanas» e reforça «o diálogo entre diferentes gerações, géneros e indivíduos de diferentes origens, contribuindo assim para a coesão social».
18 de outubro
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, conferiu posse aos membros da Comissão Eventual para o acompanhamento integrado da execução e monitorização da Agenda Anticorrupção, constituída na sequência da Resolução da Assembleia da República 72-A/2024.
15 de outubro
No âmbito do 7.º aniversário dos incêndios de outubro de 2017, o Presidente da Assembleia da República (PAR), José Pedro Aguiar-Branco, esteve na Marinha Grande, onde presidiu a uma sessão de homenagem ao Pinhal do Rei, recebeu as chaves da cidade e participou, em conjunto com crianças das escolas locais, numa ação de plantação de 200 pinheiros.
Na sua intervenção, o PAR prestou homenagem à «grande floresta histórica do nosso país» e lembrou que «destruir é fácil. Construir é difícil. Exige tempo, sabedoria e o empenho de todos».
14 de outubro
No âmbito do Dia Internacional dos Resíduos Elétricos, o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, recebeu membros da associação “Eletrão” e entregou material informático obsoleto da Assembleia da República, para reciclar.
14 de outubro
Por ocasião da realização da visita oficial a Portugal, o Primeiro-Ministro da República Democrática de Timor-Leste, Xanana Gusmão, foi recebido, em Cerimónia de Boas-Vindas, pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.