" />

ACONTECEU EM FEVEREIRO


CONFERÊNCIA "ANO EUROPEU DA JUVENTUDE 2022: OS JOVENS PORTUGUESES NA EUROPA DO SÉCULO XXI"

28 de fevereiro

A Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto organizou uma conferência sobre as perspetivas dos jovens portugueses na Europa.

A iniciativa contou com intervenções da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, de eurodeputados, de representantes de entidades relacionadas com atividades destinadas a jovens e de deputados à Assembleia da República e foi presidida pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

 Gravação vídeo | Parte 1 | Parte 2





UM ANO DE GUERRA NA UCRÂNIA

23 e 24 de fevereiro

A Assembleia da República assinalou um ano do início da guerra na Ucrânia através das seguintes iniciativas:

- Iluminação da fachada do Palácio de São Bento

Na noite de 23 para 24 de fevereiro, a fachada do Palácio de São Bento esteve iluminada com as cores da bandeira da Ucrânia.



No dia 24 de fevereiro, foi respeitado um minuto de silêncio nos Passos Perdidos em homenagem às vítimas da guerra na Ucrânia.

- Debate temático

A reunião plenária de 24 de fevereiro foi dedicada ao debate temático sobre a situação na Ucrânia, proposto pelo Presidente da Assembleia da República. No final da reunião, foi aprovado um voto de solidariedade com aquele país.




- Colóquio “Ucrânia 365 dias depois”

Ainda no dia 24, o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Ucrânia organizou um colóquio, com o objetivo de refletir sobre as consequências da invasão russa da Ucrânia.

Gravação vídeo






CERIMÓNIA DE BOAS-VINDAS À PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA HUNGRIA

24 de fevereiro

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, recebeu, em Cerimónia de Boas-Vindas, a Presidente da República da Hungria, Katalin Novák, por ocasião da Visita de Estado que realizou a Portugal.





VISITA DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DO CONSELHO DA EUROPA

23 de fevereiro

O Presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Tiny Kox, foi recebido em audiência pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e participou num evento sobre “A cooperação interparlamentar em tempos de crise – os direitos humanos: Europa, África e América Latina”.





TOMADA DE POSSE DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO À TUTELA POLÍTICA DA GESTÃO DA TAP

22 de fevereiro

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, conferiu posse aos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito à tutela política da gestão da TAP.