" />

PRÉMIO DIREITOS HUMANOS 2022


A cerimónia de entrega do Prémio à Adolescere e à Fundação Allamano realiza-se no dia 14 de dezembro.

14 de dezembro | 12h00 | Salão Nobre

O Prémio Direitos Humanos 2022 foi atribuído ex-aequo à Adolescere – Associação de Apoio à Criança e Adolescente, IPSS e à Fundação Allamano, “pelo seu trabalho de relevo no acolhimento e integração de crianças e jovens refugiados, do Afeganistão e da Síria e, mais recentemente, da Ucrânia”. Segundo o júri do Prémio pretende-se através destas duas organizações homenagear simbolicamente “toda a sociedade civil portuguesa, pela notável e solidária mobilização em favor destes cidadãos deslocados em contexto de guerra, em particular dos mais de 52 mil cidadãos ucranianos acolhidos no nosso país”.

Foram ainda atribuídas Medalhas de Ouro Comemorativas do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos às associações:

A cerimónia de entrega do Prémio realiza-se no dia 14 de dezembro, às 12h00, no Salão Nobre do Palácio de São Bento, e é transmitida em canal.parlamento.pt.

Prémio Direitos Humanos foi criado em 1998, ano em que se comemorou o 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e destina-se a cidadãos portugueses ou estrangeiros e a organizações não governamentais que contribuam para a divulgação ou o respeito dos direitos humanos ou, ainda, para a denúncia da sua violação, no país ou no exterior.

O Prémio é atribuído anualmente pelo Presidente da Assembleia da República, ouvida a Conferência de Líderes, mediante proposta do júri constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.