" />

"Novo caso de pseudo-hermafroditismo" (1939)


MOITAS, Álvaro – Novo caso de pseudo-hermafroditismo. Lisboa : Centro Tipográfico Colonial, 1939, 12 p. Cota: 232/39 

O corpo humano sempre despertou curiosidade e interesse na Ciência e, em especial, na classe médica, não só pela sua complexidade e funcionamento, mas também devido às alterações ou mutações genéticas que por vezes apresenta. Nesta obra de 1939, pertencente ao acervo da Biblioteca, da autoria do médico Álvaro Moitas, são apresentados e explicados morfologicamente e como foram resolvidos, diversos casos nacionais respeitantes ao pseudo-hermafroditismo e intersexualidade. O autor inicia com o argumento que «o aparecimento de pseudo-hermafroditos masculinos tem originado erros de sexo, levando a batizar rapazes como raparigas», e prossegue dizendo que «ilustres cientistas, quer nacionais, quer estrangeiros, têm aproveitado estes casos para assunto de brilhantes trabalhos», «entre os últimos, Is. G. Saint-Hilaire ocupa-se largamente destas anomalias, como de todas as outras. Define hermafroditismo como sendo a coexistência de dois sexos ou de alguns dos seus caracteres no mesmo indivíduo, a que chama hermafrodito.» 

Atualmente casos idênticos continuam a ocorrer, e a medicina procura dar uma solução e qualidade de vida aos indivíduos que apresentam estas alterações morfológicas. Segundo as Organizações das Nações Unidas, estima-se que entre 0,05% e 1,7% da população é intersexual, o equivalente ao número de pessoas naturalmente ruivas. 

Álvaro de Barros Pereira Moitas (1911-?), médico e professor. 

Médico formado com distinção na Faculdade de Medicina do Porto, nasceu em 30 de outubro de 1911. Concluiu igualmente o curso de Oficiais Médicos Militares. Foi médico da «Mocidade Portuguesa» e na Escola Regional de Graduados exerceu a profissão de docente como professor de Higiene e Enfermagem. Na Faculdade de Medicina do Porto, ocupou o lugar de assistente voluntário da cadeira de Patologia Cirúrgica e foi nomeado preparador, e mais tarde assistente, do Instituto de Anatomia da mesma faculdade. Foi sócio da Associação Portuguesa para o Progresso das Ciências. Participou ativamente em várias reuniões e congressos de Medicina e Cirurgia, especialmente de Anatomia, realizados em Portugal e Espanha. Escreveu vários artigos em revistas científicas. Excerceu clínica na especialidade de Ortopedia. 

O exemplar presente na coleção da Biblioteca Passos Manuel, está disponível em cópia digital

A Biblioteca Passos Manuel tem vindo a digitalizar títulos que se encontram em domínio público, quer provenientes da coleção da Biblioteca das Cortes, quer pertencentes a espólios à sua guarda. Os exemplares digitalizados ficam disponíveis em acesso público, universal e gratuito a partir do catálogo bibliográfico, do Registo Nacional de Objetos Digitais e da Europeana. Nesta secção destacam-se alguns desses títulos.