" />

QUEM SÃO AS DEPUTADAS E OS DEPUTADOS?


Género, idades e profissões dos parlamentares.

Sala das Sessões

Na 1.ª reunião da XV Legislatura, realizada a 29 de março, estavam presentes 91 Deputadas, mais 6 do que as que constavam do mapa da Comissão Nacional das Eleições com os resultados das eleições legislativas.

A diferença entre o número de Deputadas eleitas (85), em funções na reunião inaugural (91) e depois, no início de abril (86), radica no grupo parlamentar do PS e resulta do facto de o Governo ter tomado posse no dia 30 de março.

Optou-se, por isso, por analisar mais detalhadamente as Deputadas na data em que já havia estabilizado a composição da Assembleia da República.

Assim, as Deputadas em funções correspondem a 37% dos eleitos, quase menos 2% que na XIV Legislatura, em que foram eleitas 89 Deputadas.


Não se apresenta a média dos Deputados(as) do Livre e do PAN, dado que apenas elegeram, respetivamente, um Deputado (50 anos) e uma Deputada (42 anos). Do Chega apresenta-se apenas a média do grupo parlamentar, dado que elegeram apenas uma Deputada (24 anos).


No número de Deputados por faixa etária não há representação do Livre e do PAN dado que apenas elegeram um(a) Deputado(a).


Não se indicam exaustivamente as habilitações nem as profissões mas apenas as mais representativas.