" />

ESCAPARATE








VÍDEOS

A LEI NUM MINUTO | CARTA PORTUGUESA DE DIREITOS HUMANOS NA ERA DIGITAL




DIMENSÃO PARLAMENTAR DA PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA | COMO APOIA A EUROPA O DESENVOLVIMENTO RURAL, A AGRICULTURA E A COESÃO TERRITORIAL?




DIMENSÃO PARLAMENTAR DA PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA | BALANÇO FINAL




SEMANA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS 2021 | “EMPOWERING ARCHIVES” - COLABORAÇÃO E TRABALHO EM REDE




BD “FORA DA LEI”

No dia 17 de fevereiro de 1982, concluía-se na Assembleia da República uma interpelação ao Governo, realizada no rescaldo de uma greve geral, convocada pela CGTP – Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, contra a política laboral do Governo da Aliança Democrática (AD), constituído pelo PSD, CDS e PPM, liderado por Pinto Balsemão.

Nesta sessão, Santa Rita Pires (PSD) confronta Manuel Lopes (PCP) enquanto dirigente sindical, iniciando-se uma acesa troca de palavras. O debate intensifica-se após um lapso de linguagem do Deputado comunista, apontado pelo Presidente da Assembleia da República, Oliveira Dias.

Participam também no debate Rogério de Brito (PCP), Jerónimo de Sousa (PCP) e Sousa Tavares (PSD).










LIVROS | COLEÇÃO PARLAMENTO

O “Dicionário As Mulheres e a Unidade Europeia”, coordenado por Isabel Baltazar, Alice Cunha e Isabel Lousada, pretende dar a conhecer ao grande público o percurso de vida e o papel de 78 mulheres, de diversas nacionalidades, que contribuíram para a concretização do objetivo da construção de uma Europa Unida.

A obra inclui um total de 79 entradas, escritas por 83 autores, que exploram a história da Europa e da União Europeia, e lançam reflexões sobre o passado, o presente e o futuro da Europa. O livro é prefaciado por Ana Paula Zacarias, Rosa Monteiro e Luís Capoulas Santos.

A obra “Os Constituintes: percursos biográficos e intervenções parlamentares (1975-1976)” apresenta as biografias de todos os Deputados que exerceram funções na Assembleia Constituinte, cujos trabalhos tiveram início em 2 de junho de 1975 e se concluíram nove meses depois com a aprovação da Constituição de 1976.

Os percursos políticos e profissionais dos Constituintes são explorados através da combinação de diversos tipos de fontes e trazendo muitas informações inéditas.




AQUISIÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

A Biblioteca Passos Manuel destaca as seguintes obras disponíveis online no catálogo:

Os valores dos portugueses: resultados do European Values Study

 

Resumo: Os resultados do European Values Study, da autoria de Alice Ramos e Pedro Magalhães, publicado pela Gulbenkian, dão conta dos valores, atitudes e opiniões dos cidadãos sobre temas relacionados com: família, religião, política, trabalho, perceção de bem-estar e felicidade, moralidade, movimentos migratórios, papel do Estado-Providência, redes sociais, alterações climáticas, etc.

Entre outras conclusões, ficamos a saber que, para 88% dos portugueses, a família é a instituição mais importante; 49% dos portugueses considera a imigração um fator bom ou muito bom para o desenvolvimento do país; para 86% dos portugueses, ter um sistema político democrático é uma forma boa ou muito boa de governar o país, mas apenas 37% dos portugueses rejeitam autocracias de “homens fortes”.




Estado da nação: educação, emprego competências

 

Resumo: Este relatório, publicado pela Fundação José Neves, faz uma retrospetiva das principais dinâmicas na educação, emprego e competências durante a última década, identificando as principais tendências nas qualificações dos portugueses, o valor dessas qualificações no mercado de trabalho e as principais alterações no emprego em Portugal. Destaca-se o impacto da pandemia por covid-19 no mercado de trabalho.

Na conclusão, apresenta-se um olhar sobre o futuro e indicadores-chave e respetivas metas de desempenho para um Portugal do conhecimento em 2040.




Trabalho em tempos de Covid

 

Resumo: Este relatório, do Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho, descreve o impacto social e económico da crise, a resposta ao mesmo, as lições que aprendemos e os desafios duma recuperação centrada nas pessoas. Inclui um anexo com um projeto de documento final com uma resposta mundial para uma recuperação da crise por Covid-19, que visa contribuir para a realização dos objetivos da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030).


Consulte as novidades de publicações periódicas em periódicos correntes.